terça-feira, 20 de março de 2012

Nota da nova direção da FM 104,9

Em virtude dos últimos acontecimentos e da ação judicial que determinou a efetiva posse do presidente da Associação Comunitária de Rádio Difusão de Campo Grande/RN, queremos fazer alguns esclarecimentos e desmentir algumas inverdades que estão sendo divulgadas em certos meios de comunicação, utilizados principalmente por determinados grupos políticos que utilizavam da nossa rádio comunitária como forma de promoção pessoal.

Em primeiro lugar, queremos deixar bem claro que a rádio comunitária, diferente do que os referidos blogs estão querendo repassar para a população, não foi tomada, o que realmente aconteceu foi uma ação judicial proposta por esta associação, visando reestabelecer as diretrizes de uma rádio comunitária, ou seja, com objetivo de fazer valer as normas de conduta que regem estes meios de comunicação, que por serem concessões para comunidade não são permitidas a sua utilização para fins meramente políticos eleitorais.

O que vinha acontecendo nos últimos tempos, era um domínio de um grupo político local, sobre este importante meio de comunicação, os quais se utilizavam desta emissora para atender os seus interesses particulares, muitas vezes perseguindo e denegrindo a imagem de pessoas e órgãos que não coadunassem com suas ações. Várias foram as denuncias e as reclamações, chegando ao ponto de se negar a divulgação de um simples anúncio publicitário pelo fato do proprietário do negócio ser adversário político dos administradores da FM Independência.

Além disso, diversas instituições buscaram espaço na rádio local para apresentar seus projetos e ações que eram de interesse de toda comunidade campo-grandense e tiveram esse espaço negado, sem qualquer explicação plausível. Entre estas instituições destacamos o poder executivo, o poder legislativo, a associação dos pescadores que tem mais de 1.000 associados, dentre várias outras instituições e pessoas que sofreram perseguições por motivos políticos, bem como comunicadores que prestavam esse serviço a comunidade de forma voluntária e foram expulsos por não participarem do mesmo grupo político dos que se diziam donos da rádio.

Ressaltamos ainda, que todos os integrantes da emissora foram convidados a permanecer desempenhando suas atividades normalmente, sem qualquer prejuízo para os mesmos e muito menos para a programação, e que por motivos pessoais alguns decidiram não mais continuar no exercício de suas funções, mas asseguramos que a direção esta tomando todas as providências e em nenhum momento este meio de comunicação tão importante para nossa cidade terá sua programação interrompida.

 Conscientes desta situação, muitas pessoas tem nos procurado, dando uma palavra de apoio e de solidariedade nesta luta para que nossa rádio comunitária, seja realmente da comunidade e não um instrumento político partidário usado por uma minoria. Ainda sobre o movimento que ocorreu sexta feira em frente a sede da rádio, percebíamos claramente que se tratava de um ato orquestrado por aqueles agentes políticos que se utilizavam deste meio ao seu bel prazer para se promoverem e tentarem se beneficiar politicamente com isso.

Portanto, nós da Associação Comunitária de Rádio Difusão continuaremos nesta luta incessante para dar ao povo o que é do povo e fazer desta rádio um instrumento para servir realmente aos anseios da sociedade.


Antonio Arnaldo Bezerra Tavares
Presidente