quinta-feira, 29 de março de 2012

Em homenagem ao dia do Circo - Brasil

* Por Mariana Vieira

O Brasil é um país engraçado e cheio de contradições… Ontem o deputado estadual de Alagoas, Temóteo Correia, admitiu no programa CQC que comprava voto sim e que fazia isso para ajudar a população. Esta foi considerada uma declaração bombástica, mas ai eu pergunto: - Qual a novidade? Não sei. Só sei que somente depois disso o Ministério Público Eleitoral de Alagoas determinou a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos. Num é engraçado? Eu acho! Quer dizer que precisou o cara vir a público declarar o que todo mundo já sabe, virar uma piada nacional para só então poder ser levado a sério? Fala sério!

 A mesma matéria mostra que 300 milhões de reais da folha de pagamento dos funcionários da Assembleia Legislativa de Alagoas foram desviados e que mais de 5 milhões de reais destinados à construção de uma biblioteca desapareceram. Como 5 milhões de reais desaparecem assim? Ninguém sabe, ninguém viu? Vamos espalhar cartazes por ai… Talvez alguém que tenha encontrado esteja só esperando alguém se pronunciar para devolver (brincadeirinha) E ai a gente faz o que? Só lamenta, né?

Outra piada – Na mesma Assembleia Legislativa os banheiros estão fechados por falta de papel higiênico, pode isso?

(Agora vem a contradição)

Enquanto isso… Aqui no Rio Grande do Norte no município de Campo Grande o prefeito Bibi de Nenca trava uma batalha no Dnit para conseguir uma autorização para obra de urbanização e revitalização da principal via da cidade, com a padronização dos quiosques que lá já existem, mas de forma desorganizada. Vale ressaltar que mais de 50% da obra está conclusa, no entanto, o Dnit,
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alega que por ser uma BR a prefeitura não pode realizar nenhum tipo de intervenção na via. Lá vem mais contradição… Só pra citar um exemplo semelhante ao caso de Campo Grande/ RN, na cidade de Currais Novos / RN existe mais de 18 quiosques ocupando o que seria a BR 226, onde permanece com fluxo intenso de veículos. O único ponto diferente é que em Campo Grande/ RN naquele trecho da BR110 será desviado, o que seria uma vantagem para facilitar a liberação do projeto urbanístico.

Não é ENGRAÇADO? Em uma cidade pode e em outra não?

O que me faz pensar… Como nesse circo chamado Brasil tudo gira em torno de interesses, deve ter algum por trás disso.

Deixando os meus pensamentos de lado e agora querendo levantar algumas questões que deve ser a de muita gente, pergunto: – E agora? Uma obra com mais de 50% realizada ser embargada ou destruída não é um absurdo? Não é também um prejuízo enorme à cidade?

Acredite! Tem muita gente que se diz de ‘bem’ e que é capaz de riscar esse fósforo, deixar tudo que foi construído se desmanchar no ar só pra ter o prazer de ver “o circo pegar fogo”.

Uma conclusão pessoal. Há quem chame político de palhaço, eu discordo. Políticos são artistas que fazem de nós os verdadeiros palhaços da história.

Mariana Vieira (Jornalista da 95 FM de Natal)