segunda-feira, 12 de março de 2012

1º FAEC-CG já deixou saudades.

Berg Bezerra fez seu show a parte
Entre os dias 9 a 11 de março, a cidade de Campo Grande celebrou o 1º FAEC-CG – Festival de Arte e Cultura de Campo Grande. Em clima de muita festa e regado a muito riso, o festival de arte e cultura teve presença consistente de participantes e, principalmente, do público em geral que abrilhantou o grande evento.
Saliento que não foi só a quantidade de participantes que tornou o FAEC-CG num grande evento. Mas sim, a qualidade dos grupos teatrais participantes que o tornaram numa grande festa da cultura popular do médio oeste potiguar.

Prefeito Bibi teve o receconhecimento dos participantes
Quem esteve por lá sabe muito bem que não estou jogando confetes para ficar bem na fita. Pôde-se constatar a olho nu, que os artistas que ali estavam, tem muito gabarito para alçar voos mais altos, representando e levando a bandeira cultural de seus municípios para bem longe. 
Grupo Acorda Capoeirista de Campo Grande
Da cidade de Janduís tivemos a presença dos Brincantes do Sertão e da Cia. Teatral Ciranduís, que puxado pelo o amigo Berg Bezerra fizeram um verdadeiro show a parte.

Transformação de Campo Grande
Da cidade de Messias Targino, a presença foi da Cia Arte e Ação. E de Umarizal, a  Cia. Arte e Riso representou muito bem a sua cultura. De Governador Dix-Sept Rosado marcou presença o grupo Arte na Veia. Já de Lucrécia, a representação ficou por conta do Cia. Cultural Tribo da Arte.

Palhaços da Cia Arte e Riso de Umarizal
E por fim, da nossa cidade, a cultura foi muito bem representada pelo o grupo Acorda Capoeirista e pela a Cia. Teatral Transformação, anfitriã da festa, que fizeram um belíssimo trabalho tanto nas suas apresentações, como na organização do evento, Destaque para o coordenador municipal de cultura, Osvaldo Vieira e Magney Castro que divulgaram muito bem o Festival de Cultura e de Arte de Campo Grande.
Populares e artistas em plena interação
Foram três dias de apresentações com muito riso, dança, música, oficinas, cortejos pela a cidade e muita confraternização entre os presentes. O FAEC-CG, provou a todos os participantes e ao púbico presente, que disseminar a nossa cultura ainda é o melhor caminho para os jovens do nosso Brasil. O encerramento do FAEC-CG, aconteceu na comunidade do Morcego, com a apresentação do Grupo Transformação encenando a peça Grito de Alerta, com uma boa presença de populares daquela comunidade.

O festival encerra suas atividades deixando um saldo muito positivo em sua avaliação final, segundo os organizadores do evento e os grupos participantes. O prefeito Bibi está encaminhando o projeto de lei que cria o fórum permanente de debates culturais para câmara municipal ainda este mês. Um bom sinal para nós do conselho municipal de cultura que pretendemos transformar o ano de 2012, no ano marco da cultura local.
Parabéns a todos os participantes e aos coordenadores desse encontro cultural em nosso município.
NOTA: Através da cultura pode-se mudar a triste realidade que leva os nossos jovens ao caminho das drogas. A cultura em si, tem entre seus pilares, o principal papel de fazer a inclusão social de todos os cidadãos. Não podemos deixar que os nossos jovens que tem um papel significativo na transformação da sociedade, fiquem reféns da falta de práticas culturais no seu dia a dia.

“Não é só a cultura que transforma a sociedade, mas sem a cultura não há transformação possível”, Célio Turino, ex-secretário do ministério da cultura.