segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FPM em baixa

As prefeituras recebem nesta segunda-feira a segunda parcela de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse segundo repasse do FPM não repetirá os valores de agosto passado. Em valores brutos, incluindo o desconto do Fundeb, o montante transferido às prefeituras será de R$ 380.536.669. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, antecipou que o resultado alcançado pelo FPM no mês de agosto passado não se repetirá em setembro porque o ritmo de recuperação ainda é muito lento.

Livre de prisão

Começou a vigorar neste sábado uma proibição prevista na legislação eleitoral. A 15 dias da eleição, candidatos não podem mais ser detidos ou presos, exceto para os casos de flagrante delito. A regra vale também para os membros das mesas receptoras de votos e os fiscais indicados pelos partidos políticos.

Dez mais

O Diap divulgou o resultado da eleição dos “dez mais influentes do Congresso. A pesquisa é feita anualmente. O deputado Henrique Eduardo Alves ficou entre os dez mais votados. Lidera a lista o deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara. Também estão entre os dez mais influentes os senadores Arthur Virgílio, José Sarney, Romero Jucá, além dos deputados Cândido Vacarrezza, Flávio Dino, Antonio Carlos Magalhães Neto, Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. O senador José Agripino ficou em 12º lugar. Votam na pesquisa do Diap deputados e senadores.

Pagamento de propina

A edição da revista Veja que começa a circular neste fim de semana traz mais uma denúncia que envolve a Casa Civil da Presidência da República. Com o título “A Alegria do Polvo”, a reportagem destaca que houve pagamento de R$ 200 mil em propina numa sala na Casa Civil a metros do gabinete da então ministra Dilma Rousseff.