quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Presidência da Assembleia

O deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR) admitiu a possibilidade de disputar a presidência da Assembleia na próxima legislatura. Vivaldo disse que pretende ouvir, sobre essa candidatura, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, o atual presidente da Assembleia, Robinson Faria (PMN), e o presidente estadual do PR, João Maia. “Meu nome está à disposição. Se for apreciado e se for uma solução, eu serei candidato, mas sem aquela ambição do poder e sim como uma coisa natural”, declarou.

Agora, não

Da governadora Wilma de Faria, em entrevista à Rádio 98 FM sobre a possibilidade de se candidatar à sucessão da prefeita Micarla de Souza em 2012: “Isto não está nos meus planos agora”.

Diálogo com as bancadas

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) iniciou as conversas com a bancada de parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional. Antes de viajar para a Alemanha, a senadora conversou por telefone com os deputados federais, inclusive os da oposição, e alguns deputados estaduais. No final da tarde, visitou o senador reeleito Garibaldi Filho e o suplente dela no Senado, Garibaldi Alves (pai). Rosalba só não conseguiu falar com a deputada Fátima Bezerra (PT), que estava viajando para Brasília no momento da ligação. A governadora eleita também conversou com prefeitos aliados, a quem pediu dedicação e colaboração.

Rumo à Europa

A governadora eleita Rosalba Ciarlini viaja hoje para a Alemanha, onde vai visitar uma filha e um neto que nasceu durante a campanha eleitoral. Só depois do retorno desta viagem à Europa é que ela deve pensar em transição e começar as articulações para a definição do secretariado.

Transição

Caberá ao novo chefe do Gabiente Civil, Luiz Cláudio Macedo, conhecido como Chopp, representar o governo no diálogo com a equipe da governadora eleita Rosalba Ciarlini, sobre a transição.

Ligação de Dilma

A ex-governadora Wilma de Faria recebeu ontem uma ligação da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República. Dilma lamentou a derrota de Wilma na disputa por uma das vagas do Senado. E disse que pretende contar com a ex-governadora na campanha do segundo turno. Wilma de Faria viaja hoje para São Paulo e retorna na segunda-feira.

Coordenação de campanha

Ao lado de lideranças do Nordeste, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) integrará, a partir de agora, a coordenação política de sua campanha. “Tenho muita admiração e respeito pelo deputado Ciro Gomes e tenho certeza de que ele tem uma grande contribuição para dar”, disse Dilma ao conceder entrevista coletiva, ao lado de governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Marcelo Déda (Sergipe), Cid Gomes (Ceará) e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI), além do próprio Ciro Gomes. Dilma afirmou que o segundo turno é um momento importante para o cidadão poder conhecer melhor as propostas dos candidatos.

Prazo de justificativa

O eleitor que não votou no domingo (3) tem até o dia 3 de dezembro para justificar a ausência no pleito. O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, o prazo para quem deixar de votar no dia 31 de outubro será até 31 de dezembro. Quem não se justificar na Justiça Eleitoral, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.