quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rosalba apresentou propostas no Jornal do Dia

Rosalba dando entrevista na TV Ponta Negra

Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira (28), ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), candidata ao Governo do Estado pela Coligação "A Força da União" (DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL e PTN) falou sobre suas propostas para governo nas áreas da saúde e educação, sobre a Copa 2014 e ainda rebateu as críticas que a candidata à presidência da República, Dilma Roussef (PT), fez ao Partido Democratas.

Confira os principais trechos da entrevista:

O que a faz se candidatar?

O RN está andando pra trás. Quero trabalhar pra ver as coisas acontecerem. Para governar o Estado, é preciso ter, acima de tudo, comprometimento. Tem muita coisa que eu não aceito: pacientes esperando dias e dias numa fila; os nossos jovens com ensino precário, escolas sem professores. Cada escola fechada hoje, é um presídio que se abre amanhã. Vejo que nosso futuro está comprometido, as pessoas estão desestimuladas. Vejo que é necessário trabalhar sério. Quero trabalhar e dotar o Estado de investimentos nas mais diversas áreas. É preciso fazer acontecer.

Pesquisas apontam Rosalba com vitória no 1º turno. Há o clima de já ganhou?

Nada disso. O que há é muita disposição. Trabalhando todos os dias, mostrando nossas propostas. Vamos intensificar o contato com a população. Eu quero contribuir para meu estado trazendo soluções. Essa é a hora de mudar.

Saúde

A candidata ao governo do Estado disse que será parceira das UPAs, afinal foi ela quem implantou a primeira do Nordeste, quando prefeita em Mossoró. “Nossa meta é acabar com a demanda reprimida das cirurgias eletivas. Há pacientes que esperam dias e dias para fazer uma cirurgia. Ao assumir o Governo, sei como fazer. Em Natal, começa com a ampliação do programa das UPAs. Irei construir um novo hospital de emergência, pois a estrutura do Walfredo não comporta mais. Ela já existe há 40 anos. Vamos estruturar os hospitais regionais. Em cada região terão núcleos para alta complexidade, com isso vai diminuir a demanda para Natal. Vamos criar o programa município saudável, com metas onde o Governo vai premiar quem atingir os objetivos.

Sobre a saúde, Rosalba disse, ainda, que o Senado votou pelo fim da CPMF, mas que, para melhorar a saúde, o Governo Federal precisa regulamentar a Emenda 29, que destina 10% dos recursos arrecadados na saúde. “Mas, o atual governo não quer regulamentar essa emenda que vai favorecer a saúde. Saúde é vida. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Senado. Está faltando vontade política do Governo Federal”, disse.

Educação

Indagada sobre IDEB, cujos números são extremante negativos - a média estadual do RN atingiu: 3,9 nos anos iniciais do ensino fundamental; 3,3 nos anos finais e 3,1 no ensino médio. Isso numa escala de 0 a 10 - Rosalba afirmou que vai criar condições para que o ensino melhore. “Vamos fazer um pacto pela educação. Vamos dar as mãos. Criar programas, profissionalizar, valorizar o professor, colocando-os em capacitação permanente, para que ele esteja preparado. Trabalhar para que as coisas aconteçam também nas escolas”.

Dilma Rousseff

Em relação às críticas que a candidata à presidência da República, Dilma Roussef (PT), fez ao partido Democratas no cenário nacional, Rosalba disse que lamenta, lamenta muito que uma candidata venha ao nosso Estado e que, ao invés de mostrar soluções, trazer propostas, faça uma campanha de agressões e radicalismo. “O povo quer soluções para o Estado melhorar. Para o aeroporto que ainda não foi concluído, perdemos Refinaria, a Trasnordestina. Projetos importantes que nós queremos e esperamos”, afirmou Rosalba.

Copa 2014

Para Rosalba, a Copa em Natal é importante e fundamental para o desenvolvimento da cidade. Rosalba afirmou que como governadora não criará dificuldade, adotará parcerias para melhorar a infraestrutura, principalmente de trânsito em Natal e Grande Natal, e não medirá esforços para que Natal tenha destaque na Copa e receba muito bem os turistas que virão.