quarta-feira, 7 de julho de 2010

Oposição vence na Câmara de Mossoró

“Não houve eleição”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Claudionor dos Santos (PDT), depois de votação realizada em segunda sessão extraordinária e que culminou com a vitória da oposição. A chapa encabeçada pelo vereador Francisco José Júnior (PMN) foi eleita por oito votos. Quatro vereadores acompanharam Claudionor quando ele encerrou a primeira sessão deixou o plenário da Casa. A confusão começou antes da hora marcada para a eleição. Parlamentares de oposição acusam o presidente de ter “jogado sujo” para evitar o registro da chapa. Segundo Francisco José Júnior, ele e mais sete vereadores chegaram na Câmara por volta das 7h30, mas ela estava fechada. Diante do fato e sem poder fazer o registro na Secretaria da Câmara, procuraram o 5º Cartório.

A sessão, marcada para ser iniciada às 8h, começou com cinco minutos de atraso e não durou muito tempo. Claudionor abriu os trabalhos e comunicou que, em virtude de não haver registros de chapas, estava encerrando a sessão, levantou e deixou o plenário. Com ele seguiram os vereadores Chico da Prefeitura (DEM), Cláudia Regina (DEM), Niná Rebouças (DEM) e Flávio Tácito (PSL). A vereadora Maria das Malhas (PSL) ameaçou sair, mas foi impedida pelo vereador Ricardo de Dodoca (PDT).

Com oito vereadores ainda em plenário, o segundo secretário da Mesa Diretora, Francisco José Júnior, abriu uma outra sessão, leu o edital de convocação que havia sido emitido por Claudionor dos Santos na quarta-feira, e iniciou a votação. Ele acabou recebendo oito votos e anunciou a composição da nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012: ele na presidência, Jório Nogueira (do PDT, vice-presidente), Ricardo de Dodoca (segundo vice-presidente), Lahyre Rosado Neto (do PSB, primeiro secretário), Daniel Gomes (do PMDB, segundo secretário), Zé Peixeiro (do PMDB, terceiro secretário) e Maria das Malhas (na quarta secretaria).

O vereador Francisco José Júnior disse que o grupo tomou todas as medidas para evitar questionamentos jurídicos. Segundo ele, como a Câmara estava fechada e não havia nenhum funcionário para receber e registrar a chapa, procurou o 5º Cartório de Notas. Além disso, o parlamentar registrou a ata da sessão que lhe deu a vitória no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins.

Ele também disse que, como é o segundo secretário da Mesa Diretora, poderia “receber” e dar ciência da própria chapa. “Está tudo feito com base no Regimento Interno”, afirmou, acrescentando: “lamentamos que o presidente não tenha registrado a própria chapa. Temos documentos legais. O plenário tem autonomia”, disse.

Com a reviravolta na eleição à Mesa Diretora, o assunto foi amplamente discutido após a vitória da oposição. O vereador Daniel Gomes disse “Eles vão entrar na Justiça para cancelar (a eleição), mas também estamos amparados”, afirmou. Já o vereador Lahyre Rosado Neto comentou que a “luta boa é a bem lutada”. “O atual presidente demonstrou que não sabe perder”, acrescentou.

[ Com informações do Jornal de Fato ]