quarta-feira, 7 de julho de 2010

Candidatura de Agaciel
Protagonista do escândalo dos “atos secretos” no Senado, o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, é um dos candidatos registrados para concorrer a uma das 24 vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Agaciel Maia foi inscrito pelo PTC. Nomeado diretor do Senado na primeira das três vezes em que o senador José Sarney (PMDB-AP) presidiu a Casa, Agaciel Maia ficou no cargo por 14 anos, até ser exonerado, em março de 2009, sob acusação de ocultar da Justiça um imóvel avaliado em R$ 4 milhões. Desde então, está lotado no Instituto Legislativo Brasileiro, órgão ligado ao Senado.

Secretos (2)

Os atos secretos eram editados para nomear aliados políticos de senadores, aumentar rendimentos de servidores e criar cargos. Agaciel Maia respondeu processo administrativo no Senado pela acusação de ser responsável pela ocultação dos atos, mas só foi condenado a ficar 90 dias afastado do serviço. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade no tempo em que comandou a administração do Senado. O caso também é investigado pelo Ministério Público. Agaciel Maia pretendia, inicialmente, concorrer a deputado federal. Mas, segundo o presidente do PTC em Brasília, Divino Osmar Nascimento, o partido não conseguiu coligação para a eleição federal e, por isso, não teria votos suficientes para elegê-lo. Na eleição para distrital, o PTC se coligou com o PRP.

Revisão de tratamento

O governador Iberê Ferreira viajou ontem para São Paulo, onde fará, no Hospital Sírio Libanês, uma revisão do tratamento médico que realizou para combater um câncer no pulmão. O atendimento será feito pela equipe do médico Roberto Kalil. Depois, Iberê Ferreira seguirá para Brasília, onde cumprirá agenda administrativa.

Habitação

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu ontem com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar da implementação do programa “Minha Casa, Minha Vida” nos municípios com menos de 50 mil habitantes. Segundo o deputado, há dificuldade de acesso ao programa nesses municípios por excesso de burocracia. “Não podemos deixar que isto aconteça, é preciso acelerar a contratação destas moradias”, disse ele.

Casas de Marina

No primeiro dia de campanha eleitoral, ontem, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, deixou de lado caminhadas e comícios e optou por inaugurar uma “Casa de Marina”, iniciativa do “Movimento Marina Silva” com o objetivo de transformar casas de eleitores em comitês mobilizadores nos bairros.

Declaração de bens

O Tribunal Regional Eleitoral deverá divulgar hoje, no portal da instituição na internet, o registro completo dos candidatos nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte, com as declarações de bens e programas de governo, no caso dos que disputam a sucessão estadual.