terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ministério Público bate recorde no combate à corrupção

A avaliação é do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte: recorde no combate aos desvios de verba pública federal.

Segundo a assessoria do MPF, foram “mais de 190 ações de improbidade e 273 ações penais” durante o ano de 2009, ou seja, o “maior número de ações ajuizadas pelo MPF-RN em um só ano”.

O procurador Gilberto Barrosos considera que a ação resulta do trabalho que começou a ser desenvolvido em 2007, com a criação do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC), do qual ele é o coordenador: – “Estamos colhendo os frutos do trabalho de organização que nos permitiu direcionar melhor a estrutura para o combate aos ilícitos na área criminal e cível, embora ainda haja muito a ser feito”.

“Dos 82 municípios que pertencem a área de atuação de Natal, 38 apresentaram problemas na gestão dos recursos federais”.

O município de Tangará é o recordista, com mais de 12 ações.

Chefe-administrativo da Procuradoria Regional, Ronaldo Pinheiro ressalta que o número de provocações ao MPF em 2009 também foi recorde – “o que demonstra que o cidadão está vigilante e confia no Ministério Público como defensor da sociedade”.

E o procurador Paulo Sérgio Rocha, também integrante do NCC, alerta da necessidade do cidadão provocar o MPF ao constatar qualquer irregularidade no uso de verba pública ou ao verificar a prática de algum crime federal, através do e-mail denuncia@prrn.mpf.gov.br, ou diretamente na sede da PR/RN (Avenida Deodoro da Fonseca, 743, Tirol, Natal-RN)

O MPF-RN é composto por 14 procuradores da República, 11 atuando em Natal, com atribuição referente a 82 municípios, dois em Mossoró (atribuição em 61 municípios) e um em Caicó (26 municípios).

Fonte: Tribuna do Norte