segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dinheiro para prefeituras

A União Brasileira de Municípios informou que, após muita pressão, a equipe econômica do governo federal prometeu depositar, na próxima quarta-feira (20), os recursos extraordinários, denominado de “Apoio Financeiro aos Municípios (AFM)”, nas contas das prefeituras de todo país. Esses recursos são para compensar perdas do Fundo de Participação do mês de setembro de 2009. O repasse será de R$ 554,2 milhões. Desde novembro do ano passado os prefeitos esperam os depósitos.

Irritação

A deputada Sandra Rosado não gostou quando soube que a governadora Wilma de Faria foi, este fim de semana, a Tibau, perto de Mossoró, para ficar na casa do reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros (PSB). Sandra, que também estava em Tibau, decidiu fechar as portas de casa e partir para uma agenda por municípios do Oeste e Alto Oeste do Rio Grande do Norte justamente no dia em que a governadora vai à região. Wilma chegou a Mossoró, às 17h, e seguiu para Tibau.

Insatisfação

Recentemente, houve outros motivos de insatisfação por parte da deputada Sandra Rosado (PSB) com o governo. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Segundo Paula, teria ficado com a atribuição de participar das definições para agendas da governadora em Mossoró. Isso provocou problemas, mas foi contornado com a escolha da deputada Larissa Rosado, filha de Sandra, para a função de líder do governo na Assembleia Legislativa. Agora, parece que a insatisfação voltou.

Despedida

A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à presidência da República, esteve na manhã do sábado no velório da médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu vítima do terremoto no Haiti. Marina estava ao lado do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda Arns. O velório foi no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, em Curitiba. Zilda seria enterrada no sábado, por volta das 16 horas.

Acima do limite

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Nelson Tavares, admitiu que as despesas do governo terminaram 2009 acima do limite prudencial, definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele disse, em entrevista a um jornal local, que os recursos financeiros destinados à folha de pagamento estão em 48,3%, acima dos 47%, que a LRF considera como prudente. O secretário culpa a queda de arrecadação em 2009. Os números oficiais do balanço do governo, no que diz respeito ao cumprimento da LRF no último quadrimestre de 2009, devem ser divulgados até o final deste mês.

Apenas os projetos eleitoreiros

"estão andando. As estradas estão esburacadas e os aeroportos na iminência de outro apagão (...). Isso é o PAC na realidade – e nós vamos acabar com ele”
Sérgio Guerra, senador e presidente do PSDB, ao justificar a ideia de acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Eu lamento e acho estarrecedor que alguém se proponha a esse tipo de coisa, por questões políticos e eleitorais, principalmente um presidente de um partido”

Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil , pré-candidata a presidente pelo PT, ao criticar a declaração de Sérgio Guerra contra o PAC.

Herança no Oeste

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) tem dito a alguns amigos e aliados que não pretende disputar a reeleição. Resta saber se, confirmada a desistência, com quem fica o espólio das “bases” que apoiavam o deputado.
Caminhos do Seridó

A governadora Wilma de Faria foi nesta segunda-feira a Currais Novos e Parelhas.

Potengi e Trairi

O senador Garibaldi Filho e o deputado Walter Alves forão neste domingo a São Paulo do Potengi. Walter também foi a São Bento e Santa Cruz.