terça-feira, 9 de novembro de 2010

TCU detecta irregularidade grave na obra de implantação de sistema adutor do Alto Oeste

O Tribunal de Contas da União detectou irregularidades na obra de implantação do sistema adutor do Alto Oeste. O relatório de fiscalização de obras públicas foi divulgado nesta terça-feira (9).

A obra do programa Proágua Nacional está orçado em R$ 68.894.308,90 e, até o momento, apenas 2% da construção foi executada. De acordo com o relatório, foi constatado "sobrepreço decorrentes de preços excessivos frente ao mercado". Por esse motivo, o TCU recomenda a suspensão da obra.

Os R$ 68,8 milhões foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional. A execução das obras civis e montagem de tubos, peças e equipamentos do sistema audutor do Alto Oeste foi vistoriado no dia 28 de maio de 2009. Os dados apresentados pelo TCU foram atualizados até o último dia 3.

O TCU também recomenda a paralisação de mais 31 obras do governo federal. Dessas, 18 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, foram encontrados irregularidades em outras 184 obras. No entanto, o orgão avaliou não ser necessário a paralisação dessas construções. Em apenas nove obras o TCU não fez ressalvas.

Para ver o relatório na íntegra clique.