terça-feira, 18 de maio de 2010

Definição da CCJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa se reúne hoje para definir o parecer relativo ao projeto de lei que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 5% para 11,85%. O presidente da CCJR, deputado estadual Fernando Mineiro (PT), declarou que a Assembleia deve apreciar a matéria até a próxima quinta-feira. Amanhã, o projeto deve seguir para análise da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF). O secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares, disse que aguarda a aprovação do projeto para que possa dar andamento aos pagamentos do Executivo, inclusive à folha de pessoal. “Eu tenho problema na área de remanejamento e, caso os deputados não aprovem a tempo, precisarei ver como faço para enfrentar essa questão e pagar ao funcionalismo”, assinalou.

Primeira pesquisa

A primeira pesquisa registrada sobre as intenções de voto dos eleitores do Rio Grande do Norte para governador vai ser divulgada hoje. A pesquisa, feita pelo instituto Vox Populi, foi contratada pela Rede Bandeirantes e será veiculada, inicialmente, em um dos telejornais da emissora. Os pesquisadores do Vox Populi aplicaram os questionários, de acordo com os registros do Tribunal Superior Eleitoral, entre os dias 8 e 13 de maio.

1Candidatura

A colunista Mônica Bergano, da Folha de São Paulo, informou que o governador Iberê Ferreira de Souza participará do lançamento da candidatura do empresário Paulo Skaf ao governo de São Paulo, na próxima sexta-feira. Os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Wilson Martins (Piauí) e Cid Gomes (Ceará) também vão ao lançamento.

Programa

Coordenador do programa de governo de José Serra (PSDB), pré-candidato a presidente da República, Francisco Graziano esteve em Natal. Participou de uma reunião, para receber colaborações ao programa, com os professores João Abner e Rinaldo Barros, o deputado Rogério Marinho e o arquiteto Francisco Soares Junior (secretário de Turismo de Natal).

Conselho político

Depois de participar do seminário Motores do Desenvolvimento do RN, no auditório da Fiern, em Natal, o deputado Henrique Eduardo Alves embarcou para Brasília, onde participou ontem à noite, da reunião do Conselho Político da pré-campanha de Dilma Rousseff. O deputado representa o PMDB na reunião, designado pelo presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, que sendo o indicado pela legenda para compor a chapa como candidato a vice-presidente, considerou mais apropriado não participar do Conselho Político.

Vice de Marina

A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, confirmou no fim de semana como seu vice o empresário Guilherme Leal (na foto, à direita), controlador da empresa Natura e dono de uma fortuna estimada em R$ 2,1 bilhões. O anúncio foi feito durante evento organizado pelo PV numa casa de shows em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para oficializar a pré-candidatura da senadora à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim de semana. Leal foi apresentado como um ilustre filiado e militante do PV. Segundo Marina, o empresário está totalmente integrado ao “projeto de Brasil” que ela e o partido querem para o século XXI.

Contra a homofobia

Como preside a comissão de defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Gesane Marinho (PMN) vai representar a Casa na câmara técnica de coordenação da elaboração do programa estadual “RN sem Homofobia”. A Câmara é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). No prazo de noventa dias, o fórum deve apresentar, para apreciação do secretário Leonardo Arruda, um anteprojeto de lei contendo a proposta preliminar para o programa.