quarta-feira, 26 de maio de 2010

Carta ao aliado

O deputado Henrique Eduardo Alves não pôde comparecer à comemoração pelo reestabelecimento do governador Iberê Ferreira de Souza, mas enviou uma carta, lida durante a programação, no domingo. O deputado está nos Estados Unidos, onde acompanha o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e participa de reuniões ao lado da ex-ministra Dilma Rousseff e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Aproveita para, como faz todos os anos, uma revisão nas cordas vocais. “Imagino, amigo Iberê, o tamanho e a qualidade de sua alegria. Hoje. Aí. Agora. A vitória pessoal. Íntima. Abençoada. Esta já é sua. Assim, renova o exemplo de coragem”, disse Henrique.

Votação do remanejamento

Com a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia, o projeto que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado agora será apreciado pelos deputados que integram a Comissão de Fiscalização e Finanças. Depois, haverá a votação em plenário. Na CCJR, a aprovação do projeto foi por unanimidade, com três votos favoráveis. Na Comissão de Finanças, a discussão pode ser mais complicada, porque o governo não tem maioria assegurada.

Notícia nacional

Vereador em Parnamirim, o coronel reformado da Polícia Militar Rosano Taveira acabou virando notícia nacional com o projeto de lei que apresentou na Câmara Municipal para distribuição gratuita de medicamentos contra disfunção erétil aos pobres com mais de 60 anos. A revista Veja publicou, na edição desta semana, uma entrevista com o coronel Taveira na seção “Conversa com”. “Os idosos adoraram (o projeto) e os jovens também. Muitas pessoas disseram que não estavam usando o remédio ainda, mas que, quando precisarem, vão usar. Tudo mundo me apoia”, disse o vereador à revista.

Crítica dos rumos

O deputado Robinson Faria (PMN) afirmou que o segundo governo Wilma de Faria não teve rumo. A crítica foi feita durante entrevista à rádio CBN. “O primeiro (governo Wilma) foi bom, empreendedor, inovador na parte da segurança, com obras estruturantes e também no campo social. É tanto que foi reeleito. (…) No segundo, houve um fracionamento da liderança. Eu acho que o governo se desarrumou. Não quero taxar Wilma como uma gestora incompetente. Ela não é, mas no segundo governo ela foi refém dos atores políticos. Um governo sem rumo”, disse Robinson Faria.

Homenagem

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo, vai receber amanhã, em Brasília, a Ordem Nacional do Mérito Científico 2009 – grau comendador –, concedida pela Presidência da República.

Segurança dos servidores

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública sobre a “segurança jurídica nos direitos dos servidores públicos federais.” A audiência foi uma sugestão do Sindicato dos Professores do Ensino Público Federal (Proifes) à deputada Fátima Bezerra (PT), autora do requerimento.

Lançamento de candidaturas

O pré-candidato do PSTU a presidente da República, José Maria de Almeida, estará em Natal na próxima sexta-feira, para o lançamento oficial de sua pré-candidatura no Estado. O lançamento será às 18 horas, na Fetarn (rua Apodi, 221, Centro). Na ocasião, também haverá o lançamento da pré-candidatura da enfermeira e sindicalista Simone Dutra ao governo do RN.

Pedido de anulação

O ex-vereador de Natal Renato Dantas impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça, pedindo a anulação de todas as decisões do processo da Operação Impacto, desde o oferecimento da denúncia por parte do Ministério Público. O pedido foi feito na sexta-feira (21) e ainda não foi apreciado pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, convocado para ser o relator do habeas corpus.

Outro pedido de Renato Dantas é que o juiz Henrique Baltazar "determine a transcrição dos diálogos interceptados e apontados na denúncia por perito oficial" e que "restitua ao paciente (Renato Dantas) o prazo para oferecimento da defesa". Renato Dantas é um dos 21 réus do processo da operação Impacto.