terça-feira, 4 de maio de 2010

Cobrança na Saúde

O secretário estadual de Saúde, George Antunes, reuniu coordenadores do órgão para pedir mais empenho. Ele disse aos auxiliares que a Secretaria enfrenta dificuldades porque os recursos orçamentários para a Saúde estão esgotados e não há mais possibilidade de remanejamento. George Antunes quer apoio para superar esses entraves. “Enquanto eu tiver sonho e a capacidade de me indignar, mereço sentar nesta cadeira”, disse aos auxiliares.

Atrasos da Copa

Não é só o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que está preocupado com a demora para o início das obras dos estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP), da subcomissão da Câmara que acompanha os preparativos para a Copa no Brasil, disse que muitos Estados nem sequer apresentaram pedidos oficiais de financiamentos. “Alguns Estados só agora, nesta semana, vão mandar a carta-consulta ao Ministério das Cidades para repassar à Caixa e pedir os créditos”, afirmou Sílvio Torres, em entrevista ao G1, o portal de notícias da Rede Globo.

Troca de farpas

Enquanto as obras para construção do estádio que vai sediar, em Natal, os jogos da Copa de 2014 não começam, o secretário Fernando Fernandes e o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Adalberto Pessoa, trocam farpas. Há quem atribua as críticas de Adalberto à mágoa por ter deixado o cargo de secretário estadual de Infraestrutura. Ele nega. Diz que as observações sobre atraso e outras dificuldades são técnicas. E lamenta que o governo divulgue a demolição de uma creche no Centro Administrativo como o início das obras do novo estádio que será erguido no local onde hoje está o Machadão.

Reação do secretário

Enquanto isso, o secretário especial da Copa, Fernando Fernandes, disse que estranhou a presença de Adalberto Pessoa na Assembleia Legislativa, ao lado do deputado Getúlio Rego, exatamente no dia da votação do projeto que autorizou um empréstimo de R$ 77 milhões para as obras de mobilidade urbana em Natal. Esses projetos de mobilidade integram o planejamento para Copa do Mundo. O detalhe é que Getúlio Rego tem feito discursos no qual critica a atuação do governo nos preparativos para a Copa. “Parece que Adalberto Pessoa virou assessor de Getúlio”, disse Fernando Fernandes.

Nova auxiliar

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, empossou ontem a nova secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Ana Elisabeth Thé.

Trabalho doméstico

Ao analisar as propostas que beneficiam o trabalhador doméstico, aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, um editorial do Estado de São Paulo destacou um projeto de iniciativa do senador Garibaldi Filho. “O projeto de autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) concede anistia de contribuições previdenciárias antigas ao patrão que se dispuser a assinar a carteira da empregada ou empregado informal”, informou o editorial.

Encontro regional

O Partido da República, que é presidido pelo deputado João Maia, fará mais um encontro regional no próximo sábado. Desta vez, a reunião será em Mossoró. Nesse encontro, João Maia vai discutir a formação de aliança para a disputa das eleições e o nome que o PR deverá apoiar para o 2º voto no Senado.

Pré-campanha

Depois de uma extensa programação ao longo da manhã em Natal, o deputado Henrique Eduardo Alves viajou para Brasília, onde, no início da noite, participou da reunião do Conselho Político da pré-campanha de Dilma Rousseff. Durante a reunião, João Santana, que coordena o marketing da candidata, fez uma explanação sobre as perspectivas para a eleição deste ano.

Coordenação do programa

O jornalista e pré-candidato a senador, Sávio Hackradt, assumiu a coordenação do programa de governo do pré-candidato do PDT a governador, Carlos Eduardo. Em maio, a coligação vai promover uma série de seminários em cada região do Estado para discutir as propostas que podem ser incluídas nesse programa de governo.