terça-feira, 9 de março de 2010

TRE vai fazer cadastro biométrico para 2012

No dia 3 de setembro será encerrado o biênio do desembargador Expedito Ferreira como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. De acordo com a Constituição Federal, ele não poderá estender o mandato para coincidir com o pleito de 3 de outubro. Mas grande parte das medidas serão tomadas por ele. Nesta entrevista, o desembargador explica o que está sendo feito para que tudo saia bem no dia da eleição.

Como estão as coisas para as eleições de 2010 no Rio Grande do Norte?

Muito bem. Os Tribunais Eleitorais, como se sabe, vivem de eleição. Terminou uma, começa o planejamento da seguinte. Quando terminamos a de 2006, em janeiro de 2007 começamos a planejar a de 2008 e depois 2010. Todas as providências já foram tomadas. O último dia 5 foi o prazo final para editar todas as resoluções referentes às eleições. E assim ocorreu. A logística dessas eleições já está toda concluída – material, urnas etc.

Há alguma novidade quanto à segurança do pleito?

Quanto à segurança das eleições de 2010 já fizemos todas as reuniões: com a Polícia Federal, Polícia Militar, bem como já fizemos o levantamento de todas Zonas Eleitorais. A propósito, a Polícia Federal já está fazendo todo o seu planejamento em conjunto com o Ministério Público eleitoral para coibir todo e qualquer ilícito eleitoral.

E sobre o voto biométrico?

Já fizemos o piloto do voto biométrico em Alexandria, Pilões, João Dias, Caraúbas, Guamaré, Macau e Pedro Avelino. De 1º a 30 de março, um segundo piloto acontecerá em São José do Mipibu, Nisia Floresta, Timbaúba dos Batistas e São Fernando – nesses locais, 5% do eleitorado vão votar biometricamente - impressão digital confirmada pela foto do eleitor.

Teremos eleições biométricas em Natal a partir de quando?

A partir de 2011, o TSE já autorizou o TRE a fazer a revisão biométrica de toda Natal. Impressão digital e fotos serão colhidas de cada eleitor da capital. Em 2012, portanto, a eleição em Natal será biométrica. A previsão é que, em 2012, Natal tenha em torno de 510 mil eleitores de um eleitorado total no Estado de 2,2 milhões de eleitores.

É caro fazer um eleição biométrica?

Durante o piloto nos municípios potiguares para testar a eleição biométrica, cada eleitor custou ao TRE R$ 2,20. Na primeira revisão biométrica, compareceram 55 mil eleitores.

A segurança na eleição biométrica é total?

Certamente. A eleição biométrica vai impedir o uso de um título por outra pessoa que não seu titular. E tornará o pleito completamente seguro à fraudes.

Quanto vai custar as eleições de outubro para o TRE do RN?

O orçamento do TRE para as eleições deste ano é de R$ 4 milhões, fora o custo com pessoal.
Fonte: Tribuna do Norte