domingo, 21 de março de 2010

O miserê está de volta

Pelo menos doze municípios do Rio Grande do Norte tiveram “saldo zero” nas duas parcelas de março do Fundo de Participação. Isso é consequência de uma combinação perversa: queda de arrecadação e aumento das despesas com pessoal. É o caso de Parnamirim, que aumentou a folha de pessoal com a contratação de novos professores para atender mais 4 mil novos alunos da rede municipal e com o reajuste do salário mínimo. Por lei, 36% do FPM são verba carimbada: vão exclusivamente para a Educação, Saúde e Pasep. No caso dos municípios “saldo zero”, o que sobrou dos repasses ficou retido para pagamento das contribuições previdenciárias. Em Pendências, 64% dos 195,5 mil brutos, recebidos este mês de FPM, foram para o INSS. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, apesar da arrecadação recorde anunciada na quinta-feira passada pela Receita Federal, o Fundo de Participação terá queda de 31% em março.

Boas-vindas

O líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves, elogiou a postura do governador de São Paulo, José Serra, de ter admitido a candidatura a presidente da República. “Para o país é muito bom que o governador José Serra tenha admitido, enfim, sua candidatura. Independentemente de o PMDB estar apoiando o governo federal e a candidatura da ministra Dilma Rousseff, temos que admitir que o Serra é um grande nome. O país vai muito bem com candidatos como Dilma, Serra e a senadora Marina Silva”, disse Henrique ao portal Último Segundo.

Ovelha desgarrada

Na presença de prefeitos do Seridó, todos eleitores de Iberê, o deputado João Maia aproveitou ontem a festa de São José, na cidade de Carnaúba dos Dantas, para lançar o movimento “Volta Vivaldo para a base de Lula”. Segundo o jornalista Robson Pires, o “papa”, que jurou amor eterno à candidatura de Rosalba, ficou “encabulado”.

Base aliada

O apartamento do Hospital Sírio Libanês onde está o vice-governador Iberê Ferreira tem se tornado uma verdadeira sede do PSB. Por lá já passaram a presidente estadual do partido, Wilma de Faria, ex-prefeitos que apoiam a candidatura de Iberê. Além deles também estiveram visitando o vice-governador os deputados Gustavo Carvalho, Wober Júnior e Ezequiel Ferreira.

O retorno

Com a ratificação do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de que não será candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, o nome do senador potiguar José Agripino Maia voltou a ser citado na imprensa nacional como possível vice na chapa tucana. O líder do DEM no Senado, é categórico: o projeto político para 2010 é a reeleição e não a candidatura a vice.

Fim da temporada

Depois da temporada europeia, a senadora Rosalba Ciarlini está sendo aguardada no início desta semana no Rio Grande do Norte. A parlamentar do DEM esteve na França para assistir ao casamento da sobrinha Laura Ciarlini.

Eleição indireta

A governadora Wilma de Faria e o deputado federal Rogério Marinho se enfrentaram neste sábado, indiretamente, na eleição do Conselho Comunitário da Cidade da Esperança. Com direito a uma boa dose de confusão.

Eventos

O deputado Henrique Alves foi convidado pelo presidente Lula para uma reunião de líderes, nesta segunda-feira, em Brasília. Henrique não aceitou o convite porque tem dois compromissos em Natal: a solenidade que marcará o ingresso da TV Cabugi na era digital, segunda, e o aniversário de 60 anos da TRIBUNA DO NORTE, na terça.

Giro pelo interior

Wilma estará neste domingo no Oeste. Inaugura obras em Governador Dix-sept Rosado e Umarizal e participa do aniversário de Nilton Figueiredo, em Pau dos Ferros.

Slogan tucano

Petistas e simpatizantes do governo Lula estão sugerindo um slogan para a candidatura tucana. “Vote no Serra e ganhe a turma do Arruda de brinde".