terça-feira, 15 de setembro de 2009

Marina Silva no cenário para sucessão de 2010

Pesquisa aponta novo cenário para sucessão

A entrada da senadora Marina Silva (PV-AC) na corrida presidencial e os reflexos da polêmica entre a ministra Dilma Rousseff e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira afetaram o desempenho da potencial candidata do PT à sucessão do presidente Lula, segundo pesquisa Sensus/CNT divulgada ontem. Dilma perdeu, em intenções de votos, nos cenários em que aparece o nome de Marina e também na simulação de segundo turno contra o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O tucano continua liderando as intenções de voto.

Numa lista com Marina Silva, Serra, Dilma e Heloísa Helena, do P-SOL, Marina tem 4,8% das intenções de voto, Serra tem 39,5%; Dilma tem 19% e Heloísa Helena tem 9,7%.

Em outro cenário com Marina Silva, Dilma, Aécio e Heloísa Helena, a senadora do PV tem 8,1% das intenções de voto, Dilma tem 23,3%; Aécio tem 16,8% e Heloísa Helena, 13,5%.
A sondagem mostra ainda que houve queda na avaliação positiva do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora os índices se mantenham em patamares elevados. A aprovação ao governo caiu de 69,8%, em maio, quando foi realizada a última pesquisa , para 65,4%, agora em setembro.No mesmo período, a avaliação positiva do presidente oscilou de 81,5% para 76,8%.