quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NOTA DE REPÚDIO DA SEMEC DE CAMPO GRANDE-RN

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-RN (SEMEC), na pessoa do Secretário Raniere Moreno da Silva vem, de público, repudiar a maneira caluniosa, mesquinha, irresponsável e vergonhosa do Senhor Vice-Prefeito deste município, Caramurú Paiva, onde o mesmo usa um site de sua propriedade para cometer ofensas infundadas, diariamente, e de forma direta aos membros da Administração Municipal e que, recentemente utilizou dos mesmos artifícios, cometendo um crime contra a honra de um profissional reconhecido por toda a sociedade local, pelo seu empenho e dedicação à pasta que ocupa.
 
Tanto é que, aos poucos vem colocando a educação deste município no rumo certo, apesar de todas as dificuldades, críticas e acusações levianas feitas por pessoas que nutrem o egoísmo de achar que ser pobre, negro e inteligente não lhe dá a condição de crescer profissionalmente. Entre essas pessoas, não poderia deixar de citar o senhor Caramurú Paiva, que por alimentar o desejo de que esta pasta fosse gerida por um membro de seu partido e não ter tido êxito em seu anseio, usa de um raciocínio míope de não querer enxergar os avanços alcançados no ano de 2011 por esta Secretaria.
 
Preciso dizer que inúmeras foram as conquistas atingidas, e não apenas “pinturas em salas de aula”, como citado em seu site. Conquistas estas, fruto de ações desenvolvidas em conjunto com todo o segmento educacional.
 
A Administração do Prefeito Bibi de Nenca tem mudado o perfil estruturante das nossas escolas, investindo desde a infraestrutura física, mobiliários, até a parte humana, com formações, capacitando professores, supervisores, coordenadores e demais profissionais que estão integrados diretamente no processo de ensino e da aprendizagem. Prova disso são os registros existentes na Secretaria de Educação, onde já foram apresentados em nossa prestação de contas na Câmara Municipal e durante a XII Semana Pedagógica (talvez tenha faltado um convite especial para o senhor Vice-Prefeito participar destes eventos, apesar de fazer parte de suas atribuições comparecer a encontros desta natureza).
 
Não entendo, e muito nos entristece que por motivos meramente politiqueiros, queira o senhor Vice-Prefeito disseminar a falsa idéia de que nada foi feito para melhorar a educação deste município e que somente as ações de seu grupo foram de grande importância, em detrimento de tudo o que vem sendo realizado em apenas três anos, por essa Gestão em prol do desenvolvimento material e humano desta sociedade.
 
Hoje, a posição do senhor Caramurú é contraditória, logo ele que inúmeras vezes afirmou que a nossa administração estava numa posição superior às anteriores. Desse modo, diante do que foi postado pelo senhor, em seu site, não poderia ficar indiferente e permitir que uma pessoa que se diz tão ética, venha agora tentar denegrir, de forma caluniosa e leviana a imagem de quem trabalha pelo coletivo e zela pelo bem comum da sociedade: a Educação.
 
É preciso dizer ainda que a criança quando vai para a escola não está pronta e acabada. Ela é trabalhada, dia após dia, para alcançar o êxito no final de cada ano. Para isso, é necessário encontrar também como mediador do conhecimento o professor comprometido, dinâmico, inovador, disposto a querer fazer a diferença no processo de ensino/aprendizagem. É bem verdade que temos hoje no quadro da nossa Secretaria bons professores, mas existem os resistentes as mudanças necessárias, entre os quais, no final de cada ano reprova por motivos banais.
 
A partir deste quadro, decidimos agir em defesa do nosso alunado. Na nossa concepção, o bom médico é o que cura, e o bom professor é o que procura meios, situações e estimula o aluno para avançar, criando assim as condições para não ser mais um excluído do processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, tomando conhecimento do resultado, nos reunimos com diretores, supervisores, vice-diretores, professores e solicitamos perante todos que fosse feita outra avaliação, e que antes de aplicá-la, fosse o conteúdo apresentado em sala de aula novamente explicado, dando assim uma nova oportunidade ao aluno.
 
E aí, desafio quem nunca precisou de uma segunda chance na vida (talvez o senhor Caramurú?). Se Isso é crime, devo pagar por meu gesto de respeito aos alunos. Todavia, afirmar veementemente que pedi para apagar notas de diários é, no mínimo, me chamar de irresponsável, e isso não aceito, pois tenho uma vida dedicada ao trabalho, pautada na seriedade e compromisso. Então tenha a certeza de que, por não aceitar tamanha acusação, ferindo a minha integridade pessoal e profissional, não me resta outra saída senão o de apresentar e esclarecer tais fatos.
 
Acredito ainda que, por não gostar de minha pessoa, de fato não tem nenhuma obrigação quanto a isso, pois o não - gostar é recíproco. Estranho é perceber a sua falta de sensatez em não saber discernir as relações pessoas das profissionais e sair atirando pedras nos seus desafetos. Lembre-se que a mão que usamos para enlamear outros, é a mesma que nos deixa sujo também.
 
Sobre o nosso Prefeito Bibi de Nenca, nunca soube que me classificasse como excelente, pois somos um grupo e neste grupo também vejo colegas de trabalho com inúmeras qualificações que, assim como eu, são vítimas de sua atitude nefasta e perversa, não enxergando em nós a vontade de acertar e servir ao nosso povo, diferente de você que prega uma ação “linda” e “perfeita” da boca para fora e age sorrateiramente contra os princípios da ética e lealdade ao ser humano, apenas atendendo aos seus anseios e ambições pessoais.
 
Quero acrescentar, com relação aos nossos edis (vereadores), que eles têm meu apreço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol deste município, pois foram eleitos de forma democrática e direta para representar a nossa população. Muito embora o senhor tente desmerecê-lo. Posso até reconhecer que em certas situações não correspondem às expectativas da sociedade, mas isto não me dá o direito de criticá-los de forma leviana como o senhor o faz sem buscar a verdade dos fatos. Causa-me curiosidade o fato de o seu site, tido como democrático, direcionar tantas críticas infundadas a essa administração, enquanto assistimos e ouvimos na TV e no rádio todos os dias os escândalos envolvendo membros do PT no plano nacional e nada é mencionado em sua página.
 
Finalizando, saiba que, mesmo contrariando a sua vontade, continuaremos firmes na luta para fazer uma Campo Grande cada vez melhor, pondo em prática a política da responsabilidade, compromisso, justiça social e promovendo a transformação social por meio da Educação.

Raniere Moreno da Silva
Secretário Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.