quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Você tem certeza que Rosalba lidera as pesquisas de opinião?
* Por Diógenes Dantas - No minuto.com

Ontem à noite, eu pude ver os números da última pesquisa do Ibope para presidente da República.

Nesta edição, José Serra lidera com 36%, Dilma Rousseff tem 25%, Ciro Gomes ficou com 11% e Marina Silva pontuou 8% das intenções de voto.

Segundo o Ibope, Dilma diminuiu a diferença para Serra em relação à última pesquisa divulgada em dezembro. A ministra pulou de 17% para 25%; Serra perdeu dois pontos (estava com 38%); Ciro também perdeu dois por cento; e Marina subiu 2%.

É lamentável que o eleitor potiguar não possa fazer esse acompanhamento sobre a sucessão estadual. Ninguém sabe certamente o que vem apontando os institutos de pesquisas locais e nacionais.

Aqui impera a pesquisa do "ouvi dizer". Fulano me disse que Rosalba está com 45%. Sicrano me disse que Robinson estava com 15%. Beltrano garantiu que Iberê só tem 8%. Fulaninho disse que Carlos Eduardo tem chances na disputa com Rosalba, porque só perde pra ela na Grande Natal.

Ora, ora, minha gente. Alguém tem certeza de alguma coisa num ambiente obscuro desses, onde reina a dissimulação e o disse-me-disse?

Por estratégia dos marqueteiros locais e das principais lideranças políticas que bancam a festa, muitas vezes com dinheiro público, a ordem é esconder os números da fase de pré-campanha eleitoral.

E as pesquisas da campanha, propriamente dita, só serão divulgadas se houver interesse de turbinar esta ou aquela candidatura. Ou detonar a do adversário. É uma verdadeira guerra. E a manipulação dos dados é a arma mais usada.

Geralmente, esta ou aquela campanha escolhe um veículo amigo para dar publicidade aos números que lhe interessam.

O correto seria o seguinte: uma empresa ou instituição de grande credibilidade na nossa sociedade deveria contratar um instituto local ou nacional de renome para fazer uma série histórica do processo, com levantamentos mensais e devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral, como manda a lei. A divulgação dos números pelos veículos de comunicação proporcionaria a tão sonhada transparência nas coisas de interesse público.

E melhor seria é a disponibilização de várias pesquisas, como ocorre com a corrida presidencial onde atuam o Sensus, o Ibope, o Datafolha e o Vox Populi, para ficarmos nos mais conhecidos.

É uma pena que isso não ocorra aqui no Rio Grande do Norte. Isso dá a impressão de certo atraso no debate político. Precisamos avançar e tornar o processo mais transparente.

Aí fica aquela pergunta no ar: você tem certeza que Rosalba Ciarlini lidera as pesquisas de opinião pública?

Eu ouvi dizer que...
Obs: A voz do povo é a voz de DEUS...