terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Programa Agentes de Leituras da SECULT-RN será debatido em Campo Grande nesta quarta-feira (11)

O Programa Agentes de Leitura, foi lançado no dia 12 de dezembro pela a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, tendo como diretrizes para o programa, a promoção e a inclusão social e o direito à cidadania, através do acesso ao livro e à leitura para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esse programa consiste numa co-parceria entre Governo Federal e Governo Estadual, e visa levar livro e leitura a mais de 15 mil famílias em 43 municípios do Rio Grande do Norte. Para que isso ocorra, serão treinados 250 agentes de leitura, os quais terão 100 livros para promover leitura, saraus e outras atividades ligadas ao estímulo à leitura.

No Rio Grande do Norte serão investidos nesse projeto R$ 3 milhões, dos quais um terço é contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com a secretária Isaura Rosado as capacitações dos 250 agentes de leitura ocorrerão em fevereiro de 2012 e já em março cada um deles poderá dar início às atividades de, semanalmente, visitar as 25 famílias e iniciar o processo de formação e cidadania, que converge com o direito à leitura.

O programa vai adquirir 49.200 exemplares, tanto de autores universais, quanto nacionais, regionais e locais.

Para a realização deste projeto transversal entre cultura e educação, a secretaria extraordinária de cultura formou uma comissão com diversos representantes de entidades como UFRN, Bibliotecas, União Brasileira de Escritores, Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos, dentre outros, para a escolha do acervo de livros a serem utilizados pelos os agentes de leitura. Além disso, a secretaria de firmou parcerias com editoras locais para o fornecimento dos referidos livros.