sábado, 14 de maio de 2011

Publicação de um comentário probo sobre a educação municipal


Edmar Eduardo, Pedro Simom e Sérgio Freire

Edmar Vieira disse...

Olá grande Vereador, nos últimos dias tomei conhecimento de um "debate" virtual envolvendo a questão da remuneração dos professores, e diante dos fatos e factóides apresentados - apesar de entender que blog's não são foros adequados para debates; que não blog's os debates, as discussões são desqualificadas - que não posso deixar de expressar minha opinião.

Inicialmente gostaria de ressaltar que entendo como muito importante a participação das pessoas no debate da remuneração dos professores, o que impressiona é que essa "preocupação" somente está vindo a tona agora. Tudo bem, nunca é tarde para contribuir, quando, de fato, o objetivo é esse. Mas, no caso, não é o que parece. De qualquer forma, é melhor expressar a opinião - seja ela correta ou não - de que ser omisso como muitos vêm fazendo, ou pior, ter opiniões de acordo com a conveniência do momento.

Em relação ao projeto que foi enviado à Câmara de Vereadores meses atrás, é preciso informar que não objetivava reduzir salários de professores. Não tem nada disso lá, ao contrário, o projeto aumentava de 62% para 72% a gratificação de titulação dos especialistas, que era um pleito dos professores especialistas e compromisso do Prefeito - compromisso cumprido, como de costume! Além desse aumento, foi proposto também o reajuste no salário base que era R$ 382,23 para R$ 400,00, o que representaria um aumento de mais de 10% na remuneração dos professores, devendo ser esclarecido, nesse ponto, que sobre o salário base incide todas as gratificações e adicionais.

No Município de Campo Grande, há muito tempo nenhum professor recebe valor abaixo do piso nacional. Sem dúvidas o projeto era bom para os professores, tanto que a grande maioria dos docentes era favorável ao mesmo, mas uma minoria, sabe-se lá por que motivo (ou melhor sabe-se sim o porque) foi contra. Quem assim agiu e continua agindo ou não conhece o projeto, e ai peca por falar sobre algo que desconhece, ou conhece, e ai está de má-fé. A propósito, estarei amanhã (14/05) a partir das 09:00h na Secretaria de Educação para debater o novo projeto de lei que disciplinará a remuneração dos professores, quem quiser aparecer, será uma satisfação debater. No último encontro, alguns - inclusive que foram contra o projeto anterior - entraram mudos e saíram calados, sinceramente não entendi porque. Vamos ao debate, assim poderemos contribuir de verdade para o desenvolvimento da nossa cidade.


Edmar Eduardo de Moura Vieira
Professor da UERN
Conselheiro Federal da OAB