terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Marina Silva Presidente. A Obama Brasileira.

Marina Silva, senadora do PV

Venho neste momento expressar minha solidariedade e admiração pela ex-ministra, atual Senadora e agora (quase) candidata à presidência, Marina Silva. Quero nutrir a esperança de celebrar Marina Silva presidente do Brasil. E plantar esta idéia como semente. Sei que muita gente vai considerar isso fora da realidade e inviável. Mas, paciência, todas as idéias novas causam resistência.

Em face à toda podridão que assola a política brasileira nesses últimos anos, Marina inspira uma mudança paradigmática com predomínio da ética, palavra desconhecida pela maioria de nossos governantes. Ela tem sido movida por propósitos nobres e atuais, mesmo que muitos a critiquem quanto à forma de atingir alguns de seus planos. Talvez a essência esteja na separação do que é ambiental do social que precisa ser dirimido de uma vez por todas, como provam pensadores atuais.

Marina é a pessoa que tem esta concepção em seu DNA, e tentou em vão administrar sua pasta como Ministra interligando os outros Ministérios. Todavia, foi atropelada por Energia, Planejamento e os demais ministros, que insistem em manter a visão míope de que a preocupação ambiental atravanca o progresso. Visão, no mínimo, retrograda e velha!

Por que Marina está certa em colocar o meio ambiente no centro das atenções?

O Brasil talvez seja o único país com chances de implementar um novo modelo civilizatório. Em seu enorme território composto por cinco biomas que abrigam inestimável biodiversidade e riqueza de recursos naturais ainda abundantes pode e deve ousar inovar. Marina é “a pessoa” para trazer algo revolucionário que responda à realidade atual.

Quem diz que não é possível a Marina se tornar presidente? Miram Leitão em matéria de O Globo (09/08/2009) afirma que espaço há e que vai além do verde. Se compararmos o momento atual do Brasil, com o que os Estados Unidos viveu recentemente, observamos que a maioria dos Norte-Americanos não acreditava na eleição do Obama, e talvez nem tenha percebido a velocidade com que ele passou a dominar a escolha dos eleitores. Seu sucesso foi representar mudança, visões novas e ser alguém não contaminado. Soube usar, ou foi bem assessorado na utilização de modernos meios de comunicação que difundiram e contagiaram mais e mais pessoas provocando um verdadeiro efeito dominó.

Marina pode ser a Obama do Brasil. A vontade se ter alguém que represente o novo deve ser o anseio de muitos mais do que podemos calcular. O tempo dirá, e parece que chega rapidamente. Marina para Presidente começa a levantar poeira. Deixa o poder estabelecido com incertezas do que ocorrerá, o que pode ser benéfico. Mas não me contento com incertezas - quero mesmo é que ela ganhe! E acho que é possível sim.