segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1º FESTIVAL DA CULTURA E DA MÚSICA




Dentro da Programação do I Festival da Cultura e da Música Campo Grandense, acontecerá uma Palestra sobre a captação de recursos financeiros e mecanismos de fomento na área de cultura.

A idéia da palestra será uma explanação de forma geral, nos aspectos de incentivo e dessiminação da cultura para o nosso município e região, uma vez que temos em nosso berço artístico, grande potencialidades envolvendo, bandas de música (filarmônica), teatro, capoeira, grupos musicais (Bandas), etc. Além disso, estamos envolvendo também os municípios vizinhos para dar maior dimessão a essas palestras e consequentemente ao nosso festival. Destacou o Vereador Vagner Souza.

Tema da Palestra : Captação de recursos financeiros e mecanismos de fomento na área de cultura.

Conteúdo:

- A atuação do artista e/ou produtor cultural no século XXI (a necessidade de fazer projetos);

- Editais existentes;- As leis de incentivo a cultura estadual e federal;

- Criação de lei de incentivo a cultura municipal.

Vlamir Cruz é natalense, consultor cultural, compositor, produtor musical e videomaker. No ano de 1997, em conjunto com a agente cultural Scilla Gabel, abre a empresa Ícone Studio. Atuando inicialmente na área de gravação de áudio, após cursos de capacitação no programa Empreendedor Cultural (SEBRAE), ampliam o leque de atuação da ÍCONE para assessoria a projetos culturais, enquadramento de projetos em leis de incentivo a cultura, marketing cultural, oficinas... Se tornando ao longo dos anos uma das fortes referências da área de elaboração de projetos culturais na cidade de Natal/RN.

Em 2002 inicia a MUDERNAGE, ação cultural de caráter associativista que possue diversos CDs lançados e vídeos realizados (documentários, videoclipes, animações, etc). Da música instrumental ao universo pop, passando pela poesia sonora, os CDs lançados pela Mudernage além de trazer para o RN indicações a prêmios do mercado de música independente brasileira estiveram em destaque nas páginas das principais revistas especializadas em música do Brasil, entre elas, Bravo, Violão Pro, Cover Guitarra, Guitar Player, Revista da MTV, Rock Press, Revista Dynamite... No segmento audiovisual/vídeo trabalhos recentes da Mudernage foram selecionados e premiados em festivais/mostras nacionais.

Atualmente Vlamir é:- Coordenador da ação cultural Mudernage e da Ícone Studio;- Integrante do Fórum do Audiovisual do RN;- Integrante do grupo virtual Nordeste Independente (músicos, jornalistas e produtores da região Nordeste).