quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Requerimento Sessão Solene

REQUERIMENTO Nº 003/09
Autor: VAGNER SOUZA.

Requer convocação de Sessão Solene da Câmara de Vereadores, para o dia 06 de Novembro de 2009, às 10h 30min.

Sr. Presidente,

REQUEIRO a Vossa Excelência, com base no art. 54 do Regimento Interno desta Câmara Municipal, e, ouvido o Plenário, a realização de Sessão Solene, no dia 06 de Novembro de 2009 (Sexta-feira), às 10 horas e 30 miutos, a fim de comemorarmos o centenário do nascimento “in memória” de José Severo de Lima (Zé Pequeno), amigo e conterrâneo campo-grandense.

Campo Grande – RN, em 22 de outubro de 2009.

VAGNER SOUZA
Vereador Partido Verde
JUSTIFICATIVA

JOSÉ SEVERO DE LIMA (ZÉ PEQUENO), nascido em 06 de Novembro 1909, na cidade de Augusto Severo hoje Campo Grande – RN e faleceu em 22 de Agosto de 2009, nesta mesma cidade, era músico e barbeiro aposentado em nossa cidade.
Zé Pequeno era filho de José Genuíno de Lima e Maria Emilia de Jesus, nasceu na casa que hoje pertence à família de Maria Vieira de Melo. Estudou suas primeiras letras com Hugolino de Oliveira e em seguida com o Sr. Antonio Jácome irmão de Natanael Jácome.
Aos doze (12) anos de idade ingressou na música batendo bombo, assim foi o seu ingresso na Banda de Musica daquela época. Já no ano de 1933, com 24 anos de idade, casou-se com Emiliana Vieira de Brito. Onde foram morar no alto que fica perto da fazenda Veneza. Lá plantavam e criavam alguns animais. Daí então, foram chegando os filhos, a primeira foi Rita Vieira de Lima, Emidio Vieira de Lima, Elita Vieira de Lima, Idemar Vieira de Lima (falecido), Francisco Vieira de Lima (João da Mata) e Antonio Idelecio Vieira, estes todos nasceram e criaram-se, nasceram outros quatro (4) que morreram, ainda anjos.
Já no ano de 1937, ou antes, ou depois alguns anos, fez grandes amigos no seu ingresso na Banda de Música. Entre alguns nomes podemos citar: Maestro Manoel de Oliveira (Manoel Mocó), Francisco Bezerra (Chico Bezerra), Abel Longinho, Francisco Soares (Chicuto Soares), Lazaro Costa, João Costa, José Genuíno de Lima (Zé Dedinho), Rochinha Bezerra, Artur Almeida, Bonifácio Cavalcante, Julio Bezerra, Domicio Almeida (dedinho Almeida) e Pedro de … (Pedro de Bu).
Zé Pequeno deixa a sua prole formada por seis (6) filhos atualmente cinco (5) hoje, porque Idemar de Lima já foi para Deus, dezessete netos, trinta e cinco bisnetos e um tetraneto, órfão de sua contagiante e expressiva simplicidade humana.
É com toda essa história aqui relatada, que convido os meus colegas parlamentares a aprovarem esse Requerimento. Para juntos celebrarmos os 100 anos de nascimento “in memória” de JOSÉ SEVERO DE LIMA, com o objetivo de manter sempre viva a sua memória.
Certo de contar com a aprovação de todos, renovo os sinceros votos de estima e apreço.
Campo Grande – RN, em 22 de outubro de 2009.


VAGNER SOUZA
Vereador Partido Verde