quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ata da 13ª Sessão Ordinária - 18/05/09

ATA da 13ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 18 de maio de 2009.
Sala de Sessão, Estudos e Debates Edinarte Ramalho.

Aos dezoito dias do mês de maio do ano de 2009, pelas às nove horas no palácio Silvino Liberato da Silva, sito a rua Antônio Veras, 57 – Centro de Campo Grande–RN. Onde, presente se encontravam os vereadores: Admilson Fernandes de Melo Júnior, Grimaldo Gondim de Oliveira, Antônio Fernandes de Holanda, João Fernandes Costa, Dilcineia Cristyne de Brito de Oliveira, Maria das Graças Soares, Antônio Arnaldo Bezerra Tavares e Vagner Souza de Medeiros. Em Nº de 08. Deixou de comparecer a vereadora Adriana Alves Fernandes. Em Nº de 01. Presidida a sessão pelo vereador Antônio Arnaldo Bezerra Tavares, que deu início aos trabalhos e solicitou ao 1º secretário que fizesse a chamada nominal dos vereadores e colher as assinaturas dos mesmos. Em regime de votação, a ata da 12ª sessão ordinária do 1º período legislativo foi aprovada por unanimidade.
O presidente Antônio Arnaldo iniciou o pequeno expediente.
Com a palavra o vereador Nilson Júnior, saudou a todos presentes na casa e a toda população que se encontrava na avenida principal do nosso município. Iniciou falando da satisfação de estar de volta a tribuna desta casa. Em seguida, cobrou da líder do governo reposta sobre as suas reinvidicações. Com ênfase no que diz respeito a limpezas das ruas. Principalmente, nas ruas Epitácio Melo e Júlio Régis. Disse que a lama está demais, deixando todos os moradores daquela rua prejudicados. Cobrou mais atitudes do chefe do poder executivo em relação à secretaria de obras, sobre tal assunto. Pediu a líder do governo, que se obtivesse resposta sobre o assunto, não esperasse para a próxima sessão, que a líder se comunicasse com ele extraordinariamente. A vereadora Dilcineia comentou sobre o assunto. O vereador Nilson Júnior sugeriu ainda sobre a limpeza do mato das ruas. Que o mato fosse arrancado ao invés de ser cortado. Cobrou ao Sr. Presidente sobre as notas de pesares, solicitado por ele, em sessões anteriores. O presidente respondeu a pergunta, dizendo que as mesmas já estariam prontas, faltando apenas serem entregues as famílias. O vereador Nilson júnior pediu ainda que fosse inclusa mais uma nota de pesar, para família de Sr. Olavo, pelo o falecimento de D. Margarida.
O presidente Antônio Arnaldo iniciou o grande expediente.
Com a palavra o vereador João Fernandes, cumprimentou a todos, e iniciou seu pronunciamento, fazendo um apelo ao secretário de obras do município, sobre um serviço feito no açude Pai Antônio, na comunidade de Caiana. Pediu a líder do governo que falasse diretamente com o Sr. Prefeito sobre o assunto, uma vez que o serviço não teve êxito. Deixou exposto a sua insatisfação com o Sr. Secretário. Disse ainda sobre a coleta do lixo de sua rua, que se encontra com precariedade. Falou de sua viajem a cidade de Mossoró/RN segunda-feira passada. Onde o mesmo, não pode comparecer a sessão anterior, deixando assim de registrar a sua homenagem na câmara para as mães que estiveram juntamente com ele e demais autoridades na festa promovida pela a secretaria de ação social do município. Disse que tinha sido uma belíssima festa. Comentou sobre a viajem feita a Natal, onde todos os vereadores e Sr. Prefeito Municipal compareceram a uma reunião na secretaria de segurança de estado para reivindicar mais segurança para o nosso município. Disse que a viajem já estava colhendo seus frutos. E que a polícia já estava atuando em prol da segurança de Campo Grande. Parabenizou a todos os vereadores pela a união. E por todos terem ido a Natal para essa reunião. Agradeceu a presença da delegada Sheila na reunião. E agradeceu ao vereador Nilson Júnior, por ter intermediado essa reunião. Encerrou dizendo que espera que essas rondas policiais sejam contínuas, e que elas se façam presentes na zona rural também. Onde, a violência está tomando conta, tal qual o centro de Campo Grande. Ressaltou ainda ao Sr. Presidente sobre as notas de pesares.
Com a palavra o vereador Antônio Holanda, cumprimentou a todos presentes, e iniciou dizendo da satisfação que voltava a tribuna desta casa, para falar da viajem que fez a Natal junto com os demais vereadores, para tratar da segurança pública de nosso município. Falou que já estava vendo os resultados desta visita, com a presença da polícia em nosso município. Comentou sobre um assalto no Sítio Bom Jesus. Que assim que a polícia saiu, os assaltantes atuaram fazendo um verdadeiro arrastão na comunidade. Disse da atuação de Dr. Normando e equipe no dia seguinte na referida comunidade. Falou que apesar de não evitar o roubo, é muito importante essas atuações terem continuidade. Falou ainda que soube de um munícipe que tinha ido fazer um B.O. na delegacia que o sargento estaria indo embora, ficando apenas um policial na cidade. Lamentou sobre o assunto. Agradeceu a presença de Drª. Sheila na reunião em Natal/RN, dando sua contribuição. Comentou sobre o assunto o vereador João Fernandes. Encerrou suas palavras, dizendo ao Sr. Presidente, que espera que os trabalhos dos vereadores continuem assim. Unidos pelo o bem do povo de Campo Grande.
Com a palavra o vereador Grimaldo Gondim, cumprimentou a todos presentes, e iniciou falando da felicidade de ter ido a viajem em Natal com os demais vereadores. E disse, que há tempos atrás não se via uma câmara unida. Só tinha ouvido falar na desunião desta casa. Disse da felicidade de estar num grupo de vereadores comprometidos com os problemas de Campo Grande. Disse ainda que conta com esse grupo unido para buscar recursos no governo do estado. E que uma cidade do porte de Campo Grande não tem condições de angariar recursos, se o executivo e o legislativo não caminharem juntos. Falou das palavras de Dr. Normando, sobre o desejo de combater a violência em nosso município, e que todos os vereadores tinham esse mesmo desejo. Encerrou suas palavras, cobrando a líder do governo, sobre uma luminária que tinha sido reivindicada, e que ainda não tinha sido resolvido. E que agora já se encontram com oito luminárias apagadas. Deixando assim, a comunidade às escuras do início da entrada da comunidade até depois da igreja local.
Com a palavra o vereador Nilson Júnior, cumprimentou a todos, iniciou suas palavras falando da reunião dos vereadores e do prefeito municipal na secretaria de segurança do estado. Disse que tentou agendar essa reunião com o Secretário Geral de Segurança, mas o mesmo se encontrava em Brasília/DF num encontro de segurança nacional. Não podendo assim, nos receber. Ficando realizada a reunião com delegado de polícia de interior, Dr. Osmir. Falou da receptividade do delegado para com todos os vereadores, das reinvidicações feitas ao Sr. Delegado e do retorno imediato sobre as ações de segurança que iria ser feita no nosso município. Falou das operações do final de semana e do assalto no Bom Jesus. Deixou claro, sua indignação sobre os atos de violências em nosso município, contra pessoas de bem e pais de famílias. Disse que estava disposto sempre que precisar, para combater a violência no nosso município. Disse de sua bandeira na campanha de 2004, onde ele defendia a segurança e que continua defendendo essa bandeira. Falou das ações de seu pai na polícia civil, que tinha prendido muito bandido, entre ostras ações policiais. E ressaltou que bandido bom é bandido morto. Disse ainda que era amigo de todos que queiram ser seu amigo. Mas, se alguém quiser fazer o mal a ele, deixa todos à vontade, mas aguardem a rebordosa. Disse que vai continua combatendo a bandidagem em Campo Grande, e pediu a toda a população, que não sejam omissos, que denunciem. Encerrou agradecendo a todos os vereadores e ao Sr. Prefeito que foram na comitiva a Natal/RN. E ressaltou o apoio que o prefeito está dando a polícia, e que ele continuasse assim. O presidente parabenizou o vereador pelo o pronunciamento.
Com a palavra a vereadora Dilcineia, saudou a mesa em nome do presidente Arnaldo Bezerra, em nome do vereador Nilson Júnior saudou os demais vereadores e em nome de Ezequiel, saudou os demais presentes. Deixou para meditação, um versículo na palavra de Deus da Bíblia Sagrada no livro de salmos, cap. 37, versículo 1º. Iniciou suas palavras, repudiando os atos de criminalidades feitos a olhos nus em nosso município. Disse que os olhos de Deus nos observam, e que ele não está de acordo com aqueles que estão em iniquidade. Disse que a parte dos vereadores está sendo feita, e o que lhes compete, o que é de direito, está sendo reivindicada, que é serem servido com segurança pública, ações sociais, etc. pelo o governo do estado. Agradeceu e disse da conduta de Drª Sheila, em explanar os termos técnicos na reunião com o Sr. Delegado do Interior. Disse da indignação de cada vereador, que era louvável todas as reinvidicações feitas por cada um. Comentou sobre a resposta imediata do Sr. Delegado, sobre as ações de segurança que iriam ser desenvolvidas já no final de semana seguinte. Lamentou sobre o assalto na comunidade do Bom Jesus. Comentou sobre assunto o vereador João Fernandes. Disse da cobrança que os vereadores tem tido. E que todos estão tomando atitudes, reivindicando a outras autoridades para que esses problemas sejam resolvidos. Frisou para a população de Campo Grande, que o legislativo, o executivo, o Sr. Prefeito e que todos foram até Natal/RN, e foram elogiados, pela a unanimidade do poder municipal se fazer presente na reunião. Parabenizou a todos os vereadores, por fazerem o que lhes foram conferidos. E que isso não ia para por aí não. Mais visitas irá acontecer. Comentou sobre o batalhão de polícia que irá se instalar em Campo Grande, e se isso não acontecer. Convida desde já, todos os vereadores através do Sr. Prefeito, para juntos protestar sobre esse problema. Comentou sobre o assunto o vereador Nilson Júnior. A vereadora respondeu ao vereador Nilson Júnior sobre suas reivindicações. Disse que o prefeito está ciente de toda a demanda dos pedidos dos vereadores. E que a secretaria de obras estava empenhado na recuperação da estrada que liga a Upanema, deixando outros setores com deficiência. Reafirmou a todos os vereadores que tem reinvidicação com a líder, que estaria refazendo todos os pedidos novamente. Sugeriu que o secretário de obras viesse à câmara municipal para dar alguns esclarecimentos sobre as dificuldades e necessidades desta pasta. Encerrou sua fala, comentando sobre as ações de segurança no final de semana no nosso município. Na oportunidade, presenteou o Sr. Presidente Arnaldo Bezerra com a Bíblia Sagrada.
Com a palavra o vereador Vagner Souza, saudou a todos presentes, e iniciou suas palavras dando os parabéns a Valdécio, pela a formatura de seu filho Galileu em Física, e seu amigo pessoal. Disse que falar em física é lembrar do saudoso Eider Vieira, que tinha maestria quando lecionava esta disciplina em Campo Grande. Fez questão de deixar registrado em ata a sua homenagem a Eider Vieira. Falou da visita que os vereadores tiveram em Natal/RN na secretaria de segurança. Fez questão de registrar em ata a receptividade e as palavras em que o delegado de polícia do interior, Dr. Osmir teve com todos os presentes. Disse do compromisso firmado entre o Sr. Delegado e as autoridades presentes, da importância de ter visto os maiores representantes políticos na reunião, reivindicando o que é de direito do povo. E falou com satisfação das palavras do Sr. Delegado, quando disse que o que estava sendo reivindicado, era o mínimo possível para uma cidade com sede de comarca. Ressaltou que não foi pedido nada que o governo do estado não tem a obrigação e que não possa fazer para o município de Campo Grande. Agradeceu a presença de Drª Sheila na reunião, e pela a contribuição dada, no que se desrespeito a segurança do nosso município. Falou da satisfação de ter visto um efetivo policial durante todo o final de semana na cidade, passando assim, mais sensação de segurança aos nossos munícipes. Lembrou aos bandidos de Campo Grande, que a polícia não está de brincadeira. Frisou ainda, que tomassem muito cuidado ao cruzar os carros de polícia nas estradas da região. Falou do churrasco do grupo teatral transformação, sábado passado na fazenda de Dr. Jacy, com a presença de autoridades locais e do Sr. Prefeito. Onde, esse grupo fazia a comemoração do encerramento das apresentações da Paixão de Cristo. Disse que foi uma festa belíssima, e que pode constatar de perto, o espírito de grupo e de fraternidade ao próximo daqueles jovens. Ressaltou o trabalho de Pedro Miau à frente desse grupo e da coordenadoria de cultura do município. Parabenizou aos times que chegaram a final do torneio municipal de mini-campo. Convidou a todos os vereadores para se fazer presente nesta festa desportiva do município. Encerrou dizendo que estava doando para o torneio uma camisa oficial do América assinado por alguns craques daquele time, para o melhor jogador da final. Comentou sobre o assunto o vereador Nilson Júnior.
A vereadora Dilcineia parabenizou o vereador Vagner Souza, pela belíssima ata da sessão passada. Disse que Deus tinha mexido com ele, como com Dayane, por terem feito uma belíssima obra. Abençoou a todos dizendo, que a sessão passada tinha sido belíssima e sente que Deus está presente grandemente nesta casa.
Com a palavra o vereador Arnaldo Bezerra, saudou a todos presentes, e iniciou suas palavras falando da festa do dias das mães e do resultado positivo que esse evento teve. Disse que falou com o secretario de ação social, e o mesmo relatou que seria em torno de 700 mães beneficiadas com presentes significativos no evento. Disse da grandiosidade do evento, que deu mais que o esperado, e que o Sr. Prefeito já confirmou a realização anual deste evento, bem como a expansão do evento para a zona rural. Parabenizou a todos os organizadores e presentes no evento. Falou da visita dos vereadores e do Sr. Prefeito a secretaria de segurança do estado. Agradeceu na oportunidade a articulação do vereador Nilson Júnior para que esta reunião realizar-se. Agradeceu a presença da Drª Sheila que se fez presente na reunião, dando a sua grandiosa contribuição na reunião, e na segurança do nosso município. Disse da receptividade do Sr. Delegado Interior do estado teve com todos os presentes, bem como na resposta imediata nas ações de seguranças que iria desenvolver já no final de semana seguinte. Comentou sobre as ações policias no final de semana passada em Campo Grande. Falou do apoio que o prefeito vem dando a polícia civil. Disse da satisfação de dizer a população de Campo Grande, que os vereadores fizeram as suas partes. Comentou sobre a cidade de Luiz Gomes, que tem o número de habitantes menor que Campo Grande, e o efetivo policial é maior, com cerca de 18 homens. Falou das palavras do vereador Grimaldo, da união dos vereadores. E ressaltou, que é muito importante essa união, essa sintonia, e que o partido hoje é Campo Grande, e que não existe outro partido político no nosso município. Disse que reivindicaram segurança, mas que poderão reivindicar educação, a saúde se for preciso. Agradeceu a vereadora Dilcineia, os presentes dados por ela. Parabenizou os times que chegaram a final do torneio municipal, em especial ao time do seu primo Flávio, o qual ele patrocina há vários anos. Entre outros times locais que ele ajuda. Convidou a todos para se fazer presente na grande final. E parabenizou o coordenador de esporte, José Estácio pelo o brilhante trabalho desempenhado. Concluiu dizendo da satisfação do resultado obtido na reunião com a secretaria de segurança do estado. E espera que a violência no nosso município diminua. Comentou sobre o assunto o vereador João Fernandes e o vereador Nilson Júnior.
Nada tendo mais nada a tratar, o presidente declara encerrada a sessão e convoca a todos para a próxima sessão no dia 27 de maio no mesmo horário regimental.

Campo Grande – RN, em 18 de maio de 2009.

Antônio Arnaldo Bezerra Tavares
Presidente
Maria das Graças Soares
Vice-presidente

Vagner Souza de Medeiros
1º Secretário

Antônio Fernandes de Holanda
Admilson Fernandes de Melo Júnior
Grimaldo Gondim de Oliveira
Dilcineia Cristyne Brito de Oliveira
João Fernandes Costa