quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rosalba participou de conversa com os auditores fiscais do RN hoje

Chaguinha, Robinson, Rosalba e Vagner Souza

Após ser recepcionada por Francisco das Chagas (Chaguinha) assessor de relações públicas do SINDIFERN - Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte, em sua sede. A candidata ao governo do Estado RN, Rosalba Ciarlini, expôs como será sua forma de trabalho, eleita governadora. Para Rosalba, a parte técnica funcionando bem é fundamental e se reflete nas ações do governo para toda a sociedade.

"Se a parte técnica der resultados, como gestora, colherei os dividendos políticos. Com os serviços que a sociedade necessita funcionado de forma exemplar, as pessoas vão gostar e vão elogiar meu desempenho como governadora. Por isso, não vou governar com ingerências políticas. Foi dessa forma que sempre trabalhei", disse Rosalba.

Rosalba, que foi prefeita três vezes de Mossoró, segunda maior cidade do Estado, disse que no seu governo foi criada a Secretaria de Tributação do município e nomeado o auditor Onaci Carneiro Vaz como secretário. Emocionada, declarou que com o falecimento de Onacy, teve que fazer uma substituição e, mais uma vez, nomeou um auditor fiscal: Ubiracy Assunção, que exerce o cargo até hoje.

"As transformações que pretendo fazer no governo passam pela Tributação, que é o coração do governo. Vamos modernizar, capacitar, informatizar, criar novas sistemáticas, interligando com as outras secretarias para que todos possam acompanhar as ações", disse Rosalba.

Sobre o piso dos auditores, que tramita na Assembleia Legislativa, Rosalba disse que não conhece bem o projeto e deixou claro que Lei é para ser cumprida. Com relação a produtividade, a candidata ao governo do Estado ressaltou que considera essa a melhor forma para medir o potencial das pessoas, mas que ainda pode ser melhorada.

Questionada sobre a formação da consciência fiscal na sociedade, Rosalba afirmou que essa formação deve existir a partir das crianças, por entender que educação é o verdadeiro caminho da transformação. "Se pudermos educar, vamos educar na plenitude. A exigência da nota fiscal tem que estar no subconsciente das pessoas", afirmou.

Indagada sobre a distribuição de prêmios, através de notas fiscais, a candidata ao governo disse que, na sua visão, o programa vem dando resultados porque tem um caráter social e ajuda instituições como o Varela Santiago, APAE e Casa de Apoio à Criança com Câncer. "Pretendo manter o programa que a sociedade aprova, porque é uma forma de educar as pessoas. É uma pena que o atual governo não esteja repassando o que é de direito do cidadão", lamentou Rosalba.

Durante a abertura do evento, a presidente do Sindfern disse que o fisco aumentou a arrecadação em 55%. Rosalba quando prefeita de Mossoró, nos dois últimos anos de mandato aumentou a arrecadação em mais de 200%, em virtude dos investimentos feitos na Secretaria, que passou arrecadar mais através do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Durante o encontro, Rosalba foi questionada sobre o limite prudencial que tanto trava os investimentos do Estado. A candidata afirmou que vai priorizar os concursos públicos e não vai usar do artifício de cargos de confiança para inchar a máquina.