domingo, 25 de abril de 2010

Média dos institutos

Ainda não há pesquisas registradas na Justiça Eleitoral para divulgação dos números apurados, no Rio Grande do Norte, nas intenções de voto ao governo do Estado e ao Senado.

Enquanto isso, multiplicam-se a divulgação dos percentuais para a Presidência da República. Na média dos institutos Sensus, Datafolha, Ibope e Vox Populi, o pré-candidato do PSDB, José Serra, está, neste mês, com 43%; enquanto a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, fica com 37%.

Dificuldades das sedes

Natal está entre as cidades com problemas para cumprir os prazos da Fifa para o início das obras dos estádios que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A lista também inclui Salvador e Rio de Janeiro. “Em Natal, há problemas justamente para obter o dinheiro para construir a Arena das Dunas, disse o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que pediu uma revisão do prazo. O ministro (dos Esportes) prometeu analisar”, informou a Folha. “A primeira data era o início de março, mas foi postergada porque a maioria tinha feito pouca coisa ou nada”, acrescentou a reportagem.

Nos tribunais

O novo presidente do TSE também fez um apelo aos candidatos para que evitem levar suas brigas ao Judiciário, resolvendo-as no campo político, a “arena que lhes é própria”. Ricardo Lewandowski classificou de “esterelizante” o que chamou de “judicialização da política”.

Ficha limpa

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), espera para a próxima quinta-feira a entrega do projeto, conhecido como Ficha Limpa, consolidado. Esse projeto pretende impedir políticos com processos na Justiça de se candidatarem às eleições. A Comissão de Constituição e Justiça analisa emendas ao texto, antes que seja encaminhado à presidência da Câmara a fim de ser levado à votação em plenário.

Retorno

O governador Iberê Ferreira de Souza retorna neste domingo para Natal, depois de uma semana com sessões de quimioterapia e radioterapia em São Paulo. Nesta segunda-feira, ele assina as ordens de serviço para a instalação de uma adutora que vai beneficiar a população de Currais Novos e para a construção da Escola de Governo no Centro Administrativo, em Natal.

Campanha dos municípios

A União Brasileira de Municípios (Ubam) lançou uma campanha para uma redefinição “do pacto federativo, depois de tantas perdas para os 5.564 prefeituras do país, que registram decréscimo nos repasses do Fundo de Participação”. O presidente da Ubam, Leonardo Santana, alega que isso evitaria uma quebradeira geral nas contas das prefeituras. Segundo Leonardo, a Proposta de Emenda Constitucional enviada ao Congresso determina que os municípios recebam uma transferência mensal de 25% do bolo tributário nacional, aumentando em mais de 60% os recursos que recebem atualmente.