quarta-feira, 30 de junho de 2010

Deputado apresenta proposição, pedindo a redução do IPVA

Deputado Estadual Leonardo Nogueira

O deputado estadual Leonardo Nogueira apresentou no dia 13 de maio último, o seu projeto de lei propondo redução do IPVA para carros movidos a Gás Natural Veicular. A proposta do deputado é que o valor do imposto seja reduzido de 2,5% para 1% do valor do veículo convertido.

Em Audiência Pública, realizada no último dia 14 de abril, proprietários e funcionários de empresas instaladoras dos kits gás em veículos e representantes de segmentos que utilizam o GNV, como os taxistas, expuseram a crise porque passa o mercado de Gás Natural Veicular no Estado.

Segundo os comerciantes do setor, os consecutivos aumentos no preço do combustível vem desestimulando o uso do GNV, o que decorre diretamente na redução do número de veículos convertidos, que atualmente representam aproximadamente 5% da frota registrada no Detran/RN, o que equivale a pouco mais de 40 mil automóveis. Isso é muito pouco, considerando que o RN é um Estado produtor e foi o pioneiro no uso do GNV. Entre os taxistas da capital, de acordo com o presidente da Cooperativa de Taxis de Natal, Genaro Torres, que esteve presente à Audiência Pública, os que usam carros movidos a GNV somam 85%.
No entanto, a queda no consumo do combustível implica em redução do número de conversões, o que provoca desemprego no setor. Fato que foi comprovado pelo representante enviado pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) à Audiência Pública, Vicente Zacarias, que testemunhou que no final de 2001 eram 32 convertedoras em funcionamento no Estado, das quais apenas cinco permanecem abertas.

Nos organismos de inspeção acreditados pelo INMETRO para homologar a conversão de automóveis, ou seja, a instalação dos kits para uso do GNV, o número de desconversões, ou seja, a retirada dos equipamentos para uso do GNV, já representam 70% dos atendimentos diários.

Além do aumento do preço do combustível, isso acontece porque, apesar de mais econômico que o álcool e a gasolina, o uso do GNV implica em custos com a compra e instalação do kit e no pagamento da mudança, no Detran/RN, do documento dos veículos e das inspeções anuais exigidas para garantir a segurança das modificações mecânicas feitas no veículo para a instalação do sistema. O uso do GNV ainda provoca maior desgaste de peças como velas e cabos. Tudo isso e a ausência de incentivo por parte da iniciativa pública vem lançando o mercado do GNV na mais profunda crise, acarretando desemprego no setor.

Alguns Estados brasileiros já tomaram a iniciativa de incentiva o uso do GNV para promover a geração de emprego, aumentar a arrecadação indireta e combater a poluição do ar.
O GNV é um combustível ecologicamente correto, não pode ser adulterado e por suas características de produção, armazenamento e transporte tem baixo índice de sonegação fiscal. A redução de IPVA para os carros convertidos, incentivando o aumento do consumo do combustível, tende a ser compensada pelo crescimento da arrecadação do ICMS sobre o volume de GNV comercializado, bem como sobre produtos correlatos. Além de outros impostos municipais e estaduais decorrentes, por exemplo, da geração de novos postos de trabalho em convertedoras e postos de combustíveis.

No Estado do Rio de Janeiro, automóveis movidos a GNV tem 75% de desconto no pagamento do imposto. No Espírito Santo, o desconto é de 50%, e em São Paulo, de 25%. O Paraná também comtempla os carros movidos a GNV reduzindo o valor do IPVA cobrado de 2,5% para 1% do valor do veículo, assim como será proposto no RN pelo deputado estadual Leonardo Nogueira.

Charge do dia: Amigos?

Há quem diga que por trás da empanada a briga é feia.

Votação na Assembleia

A sessão da Assembleia deve ser movimentada hoje. Está programada uma reunião de líderes momentos antes da sessão para definir as votações do dia. O presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, pretende colocar em votação os projetos que estiveram prontos para ir à plenário, entre eles o da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias e o que define um aumento de 10% para servidores do Tribunal de Contas do Estado. Se votarem esses projetos, os deputados podem entrar em recesso.

Estilo Dunga

O deputado José Adécio (DEM) chegou no Palácio dos Esportes, na última sexta-feira visivelmente irritado. E exigiu preencher os espaços disponíveis com o material de propaganda dele. Avisou a quem trabalhava nos preparativos da convenção que no local deveria ter apenas publicidade dos candidatos do DEM e não dos aliados. O tom era impositivo. No autêntico estilo Dunga.

Chance alta

O portal Congresso em Foco, com base numa análise feita pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz (foto), informou que os senadores Garibaldi Filho e José Agripino têm “chances alta de reeleição”. O Congresso em Foco é um portal especializado em notícias sobre a Câmara dos Deputados e o Senado. O levantamento sobre a eleição para senador avalia detalhadamente as possibilidades de cada um dos principais partidos na disputa. O estudo aponta que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tem “chance média” de conquistar uma vaga no Senado.

Desistência

O deputado estadual Wober Júnior anunciou, pelo twitter, que não vai disputar a reeleição, mas sim uma vaga na Câmara dos Deputados.

Depoimentos adiados

Os interrogatórios dos réus do processo do Foliaduto, marcados inicialmente para ocorrer a partir de hoje, devem ter suas datas adiadas em face de não terem sido cumpridas algumas das diligências determinadas pela juíza da 5ª Vara Criminal de Natal, Ada Maria Galvão. Duas cartas precatórias, que foram enviadas para as comarcas de Serra Negra do Norte e Caicó, no intuito de ouvir duas testemunhas que moram nos respectivos municípios, são algumas delas. A ação penal tem oito acusados, entre eles o irmão da ex-governadora Wilma de Faria, o médico Carlos Alberto de Faria.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Remanejamento, insegurança e saúde são temas da sessão na AL

Mais uma vez a polêmica da matéria sobre remanejamento de verbas do orçamento geral do Estado foi discutido em plenário, seguido da insegurança e do descumprimento da lei que concedeu reajuste aos servidores da Saúde.

O deputado Nélter Queiroz-PMDB, como primeiro orador inscrito retomou o tema do pedido de aumento do percentual de remanejamento, afirmando que os prefeitos no interior estavam reclamando a demora na votação da matéria. Disse que percorreu vários municípios e constatou que os produtores de leite estão com os seus pagamentos atrasados.

O parlamentar fez um apelo aos líderes dos partidos para que cheguem a um entendimento para a votação da matéria. “Nos governos passados, de Garibaldi, de Wilma, de José Agripino os percentuais foram aprovados e chegavam a 25 e 30% por cento. Então porque não aprovar agora”, questionou.

O discurso de Nélter foi rebatido em seguida pelos deputados José Dias – PMDB e José Adécio e Getúlio Rêgo, do DEM. José Dias disse que a oposição não tinha nenhum intuito de prejudicar o governo, mas tinha responsabilidade a cumprir. Segundo ele, a deputada Larissa Rosado – PSB “furou a bola” ao votar contra o parecer de José Adécio na comissão de Finanças e Fiscalização, por orientação do deputado Fernando Mineiro.

Getúlio Rêgo também disse que não queria atrapalhar o governo, mas tinha que cumprir a sua obrigação como parlamentar. “Vamos resistir. Não estamos recebendo pressões no interior. Ao contrário, temos recebido manifestações de apoio”, disse.

O deputado Paulo Davim PV falou sobre o descumprimento pelo governo do Estado da lei que concedeu reajuste aos servidores da Saúde. “Foi aprovada inclusive uma emenda de 40 milhões de reais para o pagamento do pessoal. Agora, o governo diz que não pode cumprir porque está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”, reclamou. Ele disse que está prestes a ser deflagrada uma greve da categoria sem precedente no Rio Grande do Norte. Em seguida o deputado falou sobre a insegurança que tomou conta da capital, relatando que familiares dele foram vítimas de assaltos.

Charge do dia: Leite tipo F (de fiado)

Propaganda partidária

O PSDB vai transmitir inserções de propaganda partidária nas emissoras de rádio e televisão do Rio Grande do Norte. Serão vídeos e áudios de 30 segundos cada, nos quais o pré-candidato do PSDB a presidente, José Serra, fala de temas como “Bolsa Alimentação” e a carga tributária.

Pré-candidato do PC do B ao Senado, Sávio Hackradt foi recebido na segunda-feira à noite pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi articulado pelo ministro da Comunicação, jornalista Franklin Martins. O quadro eleitoral no Estado predominou na conversa. O presidente, apesar de se mostrar bem informado sobre a situação local, fez várias perguntas sobre as articulações dos candidatos da sua base aliada, em especial sobre a aliança PDT/PCdoB, que tem o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo e o deputado estadual Álvaro Dias, do PDT, como pré-candidatos a governador e a vice.

Viagem pelo Nordeste

Depois da programação em Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para Maceió (AL), onde assinou ordem de início para duplicação de novos trechos da BR-101 e participou na abertura do 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção. Ainda ontem à noite, ele foi de Maceió para Aracaju (SE).

Apoio para o Senado

O médico Petrônio Spinelli (PT), ex-candidato à Prefeitura de Santa Cruz, definiu que um dos apoios dele para o Senado será dado a Garibaldi Filho (PMDB), que tentará a reeleição este ano.

Aliança com PT

A cúpula do PMDB entregou ontem à pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, documento com sugestões para o programa de governo. No próximo sábado, o PMDB faz convenção para oficializar o nome do presidente do partido e da Câmara, deputado Michel Temer (SP), como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela petista. “Isso (programa) vai consolidando a ideia de que tem claramente uma aliança político-eleitoral-programática, que é baseada em tópicos programáticos para o país”, resumiu Temer.
PV lança Marina e se preocupa com pouco tempo no horário eleitoral

Uma banda de frevo e uma boneca gigante de Olinda, com a cara da candidata verde, davam as boas vindas aos participantes da Convenção Nacional do PV, partido que lança oficialmente hoje (10), em Brasília, o nome de Marina Silva para concorrer à Presidência da República.

O partido decidiu se lançar em vôo solo. Não fez alianças com nenhuma legenda e sabe que enfrentará como maior obstáculo diante dos demais candidatos os míseros um minuto e meio de tempo no horário eleitoral gratuito.

“A menos que haja uma posição contrária do que já foi conversado, nós vamos seguir em vôo solo. Não vamos buscar nos coligar. Seremos chapa pura. O que temos para mostrar é uma candidata excelente, que tem uma história de vida que a permite falar sobre todas as dificuldades que o povo brasileiro enfrenta com propriedade. Não só com a propriedade de que viveu, mas também como quem estudou”, destacou o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP).

“Nosso tempo de TV realmente será muito curto e um grande obstáculo. O pior é que quanto mais candidatos, sem chaces reais na disputa, menor fica o nosso tempo. Se Marina tiver tempo para falar, ela leva, porque fala de forma natural”, reconhece.

Na parte da manhã, Marina não esteve presente à convenção. Ela só participará do encontro à tarde. Nos discursos, os integrantes do PV defenderam as diretrizes do programa de governo da candidata, apresentadas hoje, que apontam o reconhecimento dos avanços do Brasil em todas as áreas e a criação de uma “terceira geração de programas sociais”.

No programa, há uma constatação de que faltou investimento estratégico em educação, inovação, infraestrutura e na conservação dos recursos naturais. “Os avanços foram reais, mas insuficientes e geradores de significativos desequilíbrios”, destaca o programa de governo.

As propostas de terceira geração incluem a consolidação de “boas práticas” como o Bolsa Família, programa de distribuição de renda implantado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que Marina propõe institucionalizar.

As diretrizes do PV apontam também para uma reestruturação na política de segurança pública que inclua uma discussão com a sociedade sobre a política de drogas com foco no combate ao crime organizado, principalmente envolvendo agentes do Estado, como as “milícias”, exemplifica o programa.

O programa ainda cita o “compromisso” do partido de não assumir uma postura de denuncismo durante a campanha. “Vamos pautar o período de campanha pelo debate de idéias e propostas sobre o Brasil, evitando factóides, embates vazios e consensos ocos”, destaca o programa.

“Não temos energia para criticar nossos adversários, ou para fazer dossiês. Temos que nos preocupar em apresentar nossa candidata e nossas propostas”, destacou Marcelo Ortiz, antes do início da convenção.

* Fonte: Agência Brasil.
Convenção dos ‘verdes’ oficializa nome de Marina

A senadora Marina Silva (PV-AC) será, entre os pretendentes à cadeira presidencial, a primeira a ter sua campanha oficializada em convenção partidária, marcada para hoje, em Brasília. A entrada no auditório do Centro de Convenções Brasil 21, de onde sairá candidata, terá um intenso significado político e emocional: para dar o sim ao partido, precisou vencer fortes dúvidas de consciência - tamanha a gratidão que tem pelo PT e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se sentia devedora.

Mas o sentido de missão falou mais alto: dívidas políticas à parte, a senadora acreana de 52 anos considera crucial levar ao País uma agenda pelo desenvolvimento sustentável e a luta pela Presidência da República. A nova luta vai lhe devolver, acredita, o encanto que perdeu, ao longo dos anos, pela rotina do Senado. Dessa tribuna nacional ela poderá cobrar da ex-ministra Dilma Rousseff (PT)as posições que adotou, segundo ela contrárias à causa ambiental e que a levaram a deixar o governo, dois anos atrás.

Marina chega à convenção com uma certeza: a de que será vitoriosa, seja qual for o resultado em outubro, tantos os obstáculos que superou pelo caminho. Pegou hepatite, foi contaminada por mercúrio - mal do qual jamais se curou -, chegou a ser desenganada e sobreviveu, ficou órfã de mãe aos 15 anos e só se alfabetizou aos 16, pelo antigo Mobral, projeto de alfabetização de adultos criado no regime militar.

Poderia ter virado freira, sua intenção primeira na transição entre a adolescência e a fase adulta. Nada disso. Casou-se por duas vezes, teve quatro filhos, dois de cada um dos maridos. Entrou para as Comunidades Eclesiais de Base (CEB) da Igreja Católica, enveredou pelo marxismo e militou no Partido Comunista Revolucionário (PRC), que se abrigava dentro do PT.

A prática política a afastou dos resquícios marxistas: a mais jovem senadora já eleita no Brasil é uma ambientalista, protestante convertida em 1997 - depois de, à beira da morte, ouvir de um pastor palavras que, segundo ela mesma, lhe devolveram a vida. Tornou-se missionária consagrada da Assembleia de Deus, um dos principais postos da maior Igreja pentecostal do País, com cerca de 8,4 milhões de fieis, segundo o IBGE.

Ao subir à tribuna para o discurso de candidata, e pregar um programa de desenvolvimento sustentável para o País, Maria Osmarina Marina Silva de Lima, por certo vai lembrar-se de tudo isso. Deverá lembrar-se também, rapidamente, de ter-se formado em História pela Universidade Federal do Acre, aos 26 anos, da eleição para vereadora quatro anos depois, de deputada em 1990 e de senadora em 1994, aos 36 anos.

Esse foi outro momento decisivo: a eleição para senadora, 16 anos atrás, traria para sua vida uma mudança radical. A humilde cabocla dabria os horizontes e tornava-se uma cidadã do mundo. Dois anos depois, ganhou o Prêmio Goldman de Meio Ambiente, como representante das Américas do Sul e Central, em San Francisco, Estados Unidos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PROFESSOR JOSEMAR TORRES VOLTA A COLABORAR COM O CURSINHO ABRINDO CAMINHOS
A turma do CAC 2010 - Cursinho Abrindo Caminhos, voltou a receber a colaboração de um dos melhores professores de cursinhos pré vestibular do Estado, o dignismo Josemar Torres, graduado em pedagogia, economia e letras com ênfase no espanhol. Especializado em gestão do meio ambiente, docência em lingua espanhola e libra português/espanhol. E mestrado em língua espanhola.

Na cidade do Natal, Josemar Torres leciona nos colégios, Marista, Salesiano, Maristela, Instituto Brasil, toda rede CDF, toda rede contemporâneo e CALL.
Seu retorno a Campo Grande é fruto de parceria entre o Vereador Vagner Souza, o Prefeito Bibi de Nenca, o vice prefeito e coordenador do cursinho Caramuru Paiva e a Vereadora Adriana Alves.

Os alunos que mesmo debaixo de chuva se deslocaram ao Auditório da Secretaria de Educação, na última sexta feira, dia 04, certamente foram recompensados, com uma aula magistral, sobre o comando deste excelente profissional.

Fonte: Israel Santyago - Blog Encontro com a Notícia.

Dr.Leonardo receberá título de cidadão de Janduís

Deputado Estadual Leonardo Nogueira

Na próxima sexta-feira (11), o deputado estadual Leonardo Nogueira vai a Janduís receber o título de cidadão daquele município, por proposição do vereador Fábio Dantas, em reconhecimento à sua atuação parlamentar na Assembléia Legislativa em favor de Janduís. A sessão solene está marcada para começar às 16h, no plenário da Câmara Municipal.

Fonte: Site do Deputado Leonardo Nogueira
Charge do dia: Esmolinha...


... pelo amor da Assembleia!
Deputado potiguar nega saída da oposição

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Rogério Marinho, citado como possível integrante da aliança entre PMDB e PV - no lugar do PR do deputado João Maia que passaria a compor a base governista para indicar o nome do pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo governador Iberê Ferreira de Souza(PSB) - nega com veemência essa hipótese. O deputado afirma que as informações que estão circulando nos bastidores da política estadual, não passam de especulação.

"Não existe a menor possibilidade de sair de onde estou desde maio do ano passado (apoio a senadora Rosalba Ciarlini do DEM), especialmente porque seguimos orientação a nível nacional", alega. Segundo os bastidores político, uma operação estaria em curso para atrair o PSDB para formar aliança com o PMDB e PV em substituição ao PR do deputado João Maia que iria compor a coligação com o governador Iberê Ferreira de Souza.

O gestor já teria externado a João Maia o desejo de contar com ele como seu companheiro de chapa, porém pelo projeto nacional do deputado, o mais viável seria indicar um nome para vice.

Fonte: Diário de Natal

Bill Clinton enfatiza crescimento do Brasil durante palestra em Natal

Sob forte esquema de segurança, com direito a 300 homens, helicópteros, cães farejadores e equipamentos sensores de raio-x, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, 63 anos, passou poucas horas em Natal, entre o final da tarde e a noite desse sábado (05), onde ministrou palestra no evento de abertura das comemorações dos 30 anos da Universidade Potiguar (UNP).

Após um atraso de cerca de duas horas --Clinton parou no Mercado do Artesanato Potiguar, em Ponta Negra (Zona Sul de Natal), para fazer compras-- , o político chegou ao antigo shopping Orla Sul, no mesmo bairro, e fez um discurso otimista e politicamente correto para os cerca de 500 convidados que o aguardavam.

Tão logo aproximou-se do microfone, o ex-presidente começou falando que o grande segredo das viagens está em ir aos locais onde quase ninguém costuma ir e ressaltou que não pensou duas vezes em aceitar participar do evento na
capital potiguar.

Clinton afirmou que esse é um tempo bom para ser brasileiro, lembrando as Olimpíadas que serão sediadas em 2016 e o crescimento econômico, enfatizando a influência política sobre o mundo nunca antes observada. O ex-presidente aproveitou o discurso para encorajar jovens e professores a refletirem sobre as implicações que o desenvolvimento vivido pelo Brasil têm no futuro “e o que cada um pode fazer com isso”.

Bill Clinton citou o programa federal Bolsa-Escola, que, segundo ele, é o responsável pelo índice inédito no país e na América Latina de mais de 98% de crianças matriculadas no ensino básico. Além disso, ressaltou que, no continente, o Brasil é pioneiro também nas melhorias do tratamento contra a Aids, pontuando o trabalho do governo, da Igreja Católica e de líderes em comunidades.

Clinton não deixou de criticar as “contradições internas” do Brasil, que domina o mundo com a produção de biocombustíveis (nove galões para cada galão de óleo contra 2,6 galões para cada um de óleo nos EUA, por exemplo), mas, por outro lado, destrói florestas e faz desaparecer espécies animais e vegetais importantes.

Fonte: DN On Line

terça-feira, 1 de junho de 2010

Charge do dia: Temporada de caça ao 2º voto do senado