segunda-feira, 31 de maio de 2010

Salomão Gurgel vai pedir licença do PT e Lucena pedirá a expulsão do prefeito
Prefeito Salomão Gurgel critica membros do PT de Janduís

Um imbróglio interno do PT pode resultar na saída de um dos principais ícones da legenda no Rio Grande do Norte, O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, disse que vai se licenciar da legenda até 2012 devido a problemas com membros do PT da cidade que administra. Por outro lado, o vereador de Natal, Fernando Lucena, afirmou que, caso Salomão Gurgel realmente se licencia, ele entrará com um processo para pedir a expulsão definitiva do prefeito dos quadros do PT.

Em seu segundo como prefeito de Janduís, Salomão Gurgel relata que desde 2006 enfrenta problemas com militantes do PT, principalmente o presidente da Câmara de Vereadores do município, Antônio Braga (PT). Segundo o próprio prefeito, durante o debate para a eleição da Mesa Diretora do legislativo ainda em 2007, ele pediu que os vereadores do PT (apenas dois, na época), se mantivessem longe da negociação. Contudo, o prefeito não foi atendido.

"Como estavamos em minoria, e não queríamos flexibilizar a ética do partido, recomendamos que deixassem que a oposição fizesse a mesa. Discordamos nesse ponto. Ele fizeram a negociação e Braga foi eleito", explicou o prefeito, que não quis dizer o tipo de negociação feita pelo vereador.

Além desse primeiro problema com o membro do PT, a eleição da Mesa Diretora em 2009 teve o mesmo problema. No entanto, com cinco vereadores, o prefeito e, segundo ele, a direção do partido, entendeu que o candidato à Presidência da Câmara deveria ser Antônio Rênio Gurgel. "Por acaso é meu sobrinho", explicou Salomão Gurgel. Mais uma vez a orientação do prefeito foi descumprida e Antônio Braga foi reeleito. "Além disso, pessoas do próprio PT ligadas a eles participaram de protestos contra mim, e diversas atitudes que não condizem com a situação de companheiros de partido", lamentou.

Lucena, membro da direção estadual do PT, diz que Salomão Gurgel persegue petistas em Janduís

Devido à situação, Salomão Gurgel liberou os ocupantes de cargos comissionados a deixarem o PT, caso entendessem que essa seria a melhor alternativa, mesmo afirmando que o relacionamento com o PT estadual e nacional "continua excelente". De acordo com ele, 95% dos secretários e ocupantes de cargos de chefia comissionados deixaram o partido. Para Lucena, o prefeito estaria trabalhando contra o partido.

O vereador de Natal, que também é membro da Executiva estadual do PT, acusou Salomão Gurgel de perseguir membros do próprio partido e incentivar os filiados a deixarem o partido. Apesar de enaltecer a figura do prefeito, afirmando, inclusive, que Gurgel é um dos exemplos dentro do PT, Lucena garante que vai pedir a expulsão do gestor caso ele se licencie do partido até 2012. "Se ele pedir a licença e o diretório der ou não der, eu vou propor a expulsão", disse o vereador.

Por outro lado, Salomão Gurgel criticou a postura de Lucena e garantiu que não teme represálias dentro do partido. "Uma pessoa como eu, que enfrentei a ditadura, arrisquei a minha vida, não temo isso de cassação ou expulsão. Aqueles que acham que podem tirar o mandato que foi dado pelo povo, pode fazer o que quiserem. Não temo. Há muita gente boa ainda dentro do PT. O nosso problema é que nós temos pessoas que falam esse linguajar do tempo do stalinismo, como Lucena, que é um admirador de figuras tão negras para o socilismo como Stálin", disparou.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

4 décadas de vida pública


Michel Temer, presidente nacional do PMDB, participa da comemoração de Garibaldi Filho e Henrique Eduardo Alves

Poucos políticos alcançaram a marca de 40 anos de vida pública no Rio Grande do Norte. Agora, neste seleto grupo se incluem o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB, homenageados nesta sexta-feira por políticos de expressão nacional e estadual, amigos, parentes e correligionários em um almoço de adesão, a partir das 12h30, no Centro de Convenções de Ponta Negra.

Quando Garibaldi Filho e Henrique Eduardo Alves disputaram em 1970 o primeiro mandato para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, respectivamente, era o auge da Ditadura Militar (1964/1985). Na época, os dois já iniciavam a carreira política com uma árdua e difícil missão: a responsabilidade de sucederem na vida pública os irmãos Aluízio Alves, pai de Henrique, Agnelo Alves, tio dos dois, e Garibaldi Alves, pai de Garibaldi, que tiveram os mandatos de deputado federal, prefeito de Natal e deputado estadual cassados pelo Regime Militar, em 1969.

Entre os políticos de expressão nacional, presentes ao almoço de hoje, estará o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pré-candidato a presidente da República na chapa encabeçada por Dilma Roussef. Temer saudará os dois políticos potiguares como presidente nacional do partido. Também está sendo esperado o ex-ministro Edison Lobão, e confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Além dos ministros, estarão no evento os deputados federais Fábio Faria (PMN-RN), Jovair Arantes (PTB-GO e líder do seu partido na Câmara) e Aníbal Gomes (PMDB-CE); o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes; o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame; e o vice-presidente de Relações Institucionais da Rede Globo de Televisão, Evandro Guimarães.

Antes de começar o ato político pelos 40 anos de vida pública de Henrique Eduardo e Garibaldi Filho, o deputado Michel Temer receberá os jornalistas do Rio Grande do Norte, às 11h30, para uma entrevista no Ocean Palace, na Via Costeira. A senha individual para o almoço custa R$ 30,00 e ainda pode ser adquirida na sede do diretório estadual do PMDB, na rua Lafayete Lamartine, 1889, em Candelária. A renda arrecadada será utilizada para arcar com os custos da festa.

Além dos dois homenageados, também está confirmado o discurso do advogado e ex-deputado Paulo de Tarso Fernandes, que além de primo de Henrique Eduardo e Garibaldi Filho, foi contemporâneo deste na Assembleia Legislativa, de onde, em 1985, o senador saiu para se eleger prefeito de Natal e depois governador do Estado e senador, por duas vezes. A festa ainda será marcada por uma homenagem da banda Calçadão Carioca. Outra participação prevista é do músico Etelvino, fundador do conjunto Impacto 5, que fez sucesso nos anos 70 e era responsável por muitas das músicas de campanha do PMDB.

Até 2002, quando a legislação eleitoral permitia a realização de shows artísticos durante os comícios, Etelvino tinha uma ativa participação nas mobilizações políticas do PMDB, único partido dos dois homenageados em quatro décadas de atuação política.

Na campanha eleitoral deste ano, o deputado Henrique Eduardo Alves disputará sua 11ª eleição consecutiva para a Câmara Federal, onde exerce a liderança da maior bancada do partido na casa. O senador Garibaldi Alves Filho foi quatro vezes deputado estadual e agora tentará a reeleição para mais oito anos de mandato no Senado.

Fatos marcantes da trajetória de Henrique

Muitos são os fatos que marcaram a carreira pública do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Algumas dessas histórias serão relatadas pelo próprio parlamentar em seu discurso de hoje, em agradecimento às homenagens pelas quatro décadas de ininterrupta atuação parlamentar, iniciada aos 21 anos de idade. Henrique afirma que ainda não esqueceu o slogan da primeira campanha, em 1970, e que caiu no gosto popular: “É o filho! Meu filho, minha filha!” - uma clara alusão ao pai, Aluízio Alves, que tinha sido governador do Estado.

Um episódio importante, conta ele, foi a criação dos diretórios municipais do PMDB no auge da Ditadura Militar. Na época, amigos como Luís Sobrinho, Antônio Câmara, Magnus Kelly, Garibaldi Filho, Roberto Furtado, Iberê Ferreira saíam pela capital e interior legalizando os diretórios, mas quando voltavam a Natal, eram surpreendidos pela notícia de que as pessoas, que tinham se filiado ao partido, desistiam por causa da pressão política. Outro fato histórico, lembra o deputado, ocorreu na

campanha do general Euler Bentes Monteiro, “como anticandidato” a presidente da República, em 1978. Henrique lembra que como a eleição era indireta, na Câmara Federal, a campanha era feita em recintos fechados pelas capitais. Mas, em Natal, devido à história e à tradição do PMDB-RN, foi realizado um comício, “que depois serviu de exemplo para todo o país”.

Henrique Eduardo orgulha-se, com justiça, desse comício popular ter merecido um artigo assinado pelo jurista Barbosa Lima Sobrinho, no “Jornal do Brasil”.

Fatos marcantes da trajetória de Garibaldi

Aos 63 anos, o senador Garibaldi Filho considera como um dos fatos mais marcantes das quatro décadas de atuação política, a primeira eleição majoritária que disputou: a de prefeito de Natal, em 1985.

Para o senador, a importância dessa eleição se deve ao fato da Ditadura Militar ter mantido a população, durante 20 anos, sem o direito de escolher de forma direta, os prefeitos das capitais brasileiras: “Essa eleição foi histórica pelo momento em que o país vivia. Tive até comitê criado dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

Isso não quer dizer, segundo o senador, que as quatro eleições para deputado estadual que disputou, entre 1970 e 1978, “não foram importantes”.

Como deputado estadual, ele lembra do reconhecimento do trabalho em favor dos trabalhadores rurais, “quando cheguei a ser considerado o deputado da emergência”.

Além disso, Garibaldi Filho lembra que, apesar de ter sido chefe do Gabinete Civil na gestão do prefeito Agnelo Alves, a experiência de pedir voto ao eleitor pela primeira vez foi marcante: “Sempre pedia para os outros, é diferente pedir para você mesmo”.

O senador se emociona ao relembrar fatos mais recentes, sobretudo dos dois mandatos de governador, que o levou a construir duas grandes adutoras para levar água aos mais pobres: “Era um momento de emoção muito grande. Não aquela da inauguração, mas quando ia fazer o teste d’água e as famílias viam a água jorrando das torneiras. Água que antes representava um sacrifício muito grande para elas adquirirem”.
Fonte: Tribuna do Norte
Garibaldi Alves assegura que PMDB vai manter a unidade


Grande público participa da comemoração de Henrique e Garibaldi

O senador Garibaldi Filho disse que apesar de apoiar um candidato a governador diferente do que Henrique Eduardo apoia, não haverá briga no PMDB do Rio Grande do Norte. "Disseram que a briga seria em março, depois disseram que seria em abril, depois em maio e agora afirmam que será na convenção. Mas não haverá briga no PMDB. A convenção vai ser uma festa maior do que esta", afirmou o senador, ao discursar há pouco no Centro de Convenções, onde ocorre a comemoração dos 40 anos da vida pública dele e do deputado Henrique Eduardo Alves.



Participaram da comemoração os ministros Márcio Zimmermann (Minas e Energia), Wagner Rossi (Agricultura) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além dos senadores João Tenório (PSDB-AL), Cícero Lucena (PSDB-PB), Edison Lobão (PMDB-MA), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e José Agripino (DEM-RN). Também prestigiam o evento deputados federais, estaduais, prefeitos e ex-prefeitos, como Carlos Eduardo.

Garibaldi e Henrique se reúnem para celebrar quatro décadas de vida pública

O prefeito Bibi de Nenca, o vereador Vagner Souza, o ex-prefeito Bebeto Almeida acompanhado de seu filho Betinho e o tesoreiro Dedé de Nenca, formaram a comitiva de Campo Grande e prestigiaram o evento.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Charge do dia: C.O.M.I.C.I.O.
Carta ao aliado

O deputado Henrique Eduardo Alves não pôde comparecer à comemoração pelo reestabelecimento do governador Iberê Ferreira de Souza, mas enviou uma carta, lida durante a programação, no domingo. O deputado está nos Estados Unidos, onde acompanha o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e participa de reuniões ao lado da ex-ministra Dilma Rousseff e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Aproveita para, como faz todos os anos, uma revisão nas cordas vocais. “Imagino, amigo Iberê, o tamanho e a qualidade de sua alegria. Hoje. Aí. Agora. A vitória pessoal. Íntima. Abençoada. Esta já é sua. Assim, renova o exemplo de coragem”, disse Henrique.

Votação do remanejamento

Com a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia, o projeto que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado agora será apreciado pelos deputados que integram a Comissão de Fiscalização e Finanças. Depois, haverá a votação em plenário. Na CCJR, a aprovação do projeto foi por unanimidade, com três votos favoráveis. Na Comissão de Finanças, a discussão pode ser mais complicada, porque o governo não tem maioria assegurada.

Notícia nacional

Vereador em Parnamirim, o coronel reformado da Polícia Militar Rosano Taveira acabou virando notícia nacional com o projeto de lei que apresentou na Câmara Municipal para distribuição gratuita de medicamentos contra disfunção erétil aos pobres com mais de 60 anos. A revista Veja publicou, na edição desta semana, uma entrevista com o coronel Taveira na seção “Conversa com”. “Os idosos adoraram (o projeto) e os jovens também. Muitas pessoas disseram que não estavam usando o remédio ainda, mas que, quando precisarem, vão usar. Tudo mundo me apoia”, disse o vereador à revista.

Crítica dos rumos

O deputado Robinson Faria (PMN) afirmou que o segundo governo Wilma de Faria não teve rumo. A crítica foi feita durante entrevista à rádio CBN. “O primeiro (governo Wilma) foi bom, empreendedor, inovador na parte da segurança, com obras estruturantes e também no campo social. É tanto que foi reeleito. (…) No segundo, houve um fracionamento da liderança. Eu acho que o governo se desarrumou. Não quero taxar Wilma como uma gestora incompetente. Ela não é, mas no segundo governo ela foi refém dos atores políticos. Um governo sem rumo”, disse Robinson Faria.

Homenagem

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo, vai receber amanhã, em Brasília, a Ordem Nacional do Mérito Científico 2009 – grau comendador –, concedida pela Presidência da República.

Segurança dos servidores

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública sobre a “segurança jurídica nos direitos dos servidores públicos federais.” A audiência foi uma sugestão do Sindicato dos Professores do Ensino Público Federal (Proifes) à deputada Fátima Bezerra (PT), autora do requerimento.

Lançamento de candidaturas

O pré-candidato do PSTU a presidente da República, José Maria de Almeida, estará em Natal na próxima sexta-feira, para o lançamento oficial de sua pré-candidatura no Estado. O lançamento será às 18 horas, na Fetarn (rua Apodi, 221, Centro). Na ocasião, também haverá o lançamento da pré-candidatura da enfermeira e sindicalista Simone Dutra ao governo do RN.

Pedido de anulação

O ex-vereador de Natal Renato Dantas impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça, pedindo a anulação de todas as decisões do processo da Operação Impacto, desde o oferecimento da denúncia por parte do Ministério Público. O pedido foi feito na sexta-feira (21) e ainda não foi apreciado pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, convocado para ser o relator do habeas corpus.

Outro pedido de Renato Dantas é que o juiz Henrique Baltazar "determine a transcrição dos diálogos interceptados e apontados na denúncia por perito oficial" e que "restitua ao paciente (Renato Dantas) o prazo para oferecimento da defesa". Renato Dantas é um dos 21 réus do processo da operação Impacto.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Charge do dia: Fiscalização da FIFA

Tribunais de contas vão fiscalizar obras da Copa
Os tribunais de Contas da União e dos estados firmaram uma parceria com o objetivo de fortalecer a fiscalização preventiva, aproximar as metodologias de controle e oferecer informações sobre o uso do dinheiro público nos preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do RN, conselheira Adélia Sales, participou da solenidade de assinatura dos convênios no TCU. Na ocasião, o presidente da instituição, Ubiratan Aguiar, apresentou o modelo de fiscalização das ações adotadas em todo o País. Ela foi acompanhada do consultor jurídico do TCE, Cláudio Marinho e do diretor da Inspetoria do Controle Externo, Jailson Tavares Pereira.

Ontem, na sessão do Pleno do TCE, Adélia Sales anunciou que vai constituir uma comissão técnica para fazer este acompanhamento. Os dados sobre auditorias e acompanhamentos ficarão disponíveis na internet, em site específico, apresentado no encontro em Brasília. Cada tribunal será responsável por publicar documentos e informações sobre os percentuais de execução física e financeira das obras que fiscalizar.

As obras que receberão recursos públicos envolvem construção e reforma de estádios e locomoção urbana, como pistas para ônibus e veículos sobre trilhos. O financiamento dos projetos poderá ser feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal.

A execução será de responsabilidade dos estados e municípios que receberem o repasse e a competência para fiscalizar é dos tribunais de contas estaduais e municipais, pois nesses casos o recurso deixa de ser federal.

Charge do dia: "i" de ilegal

Definição da CCJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa se reúne hoje para definir o parecer relativo ao projeto de lei que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 5% para 11,85%. O presidente da CCJR, deputado estadual Fernando Mineiro (PT), declarou que a Assembleia deve apreciar a matéria até a próxima quinta-feira. Amanhã, o projeto deve seguir para análise da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF). O secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares, disse que aguarda a aprovação do projeto para que possa dar andamento aos pagamentos do Executivo, inclusive à folha de pessoal. “Eu tenho problema na área de remanejamento e, caso os deputados não aprovem a tempo, precisarei ver como faço para enfrentar essa questão e pagar ao funcionalismo”, assinalou.

Primeira pesquisa

A primeira pesquisa registrada sobre as intenções de voto dos eleitores do Rio Grande do Norte para governador vai ser divulgada hoje. A pesquisa, feita pelo instituto Vox Populi, foi contratada pela Rede Bandeirantes e será veiculada, inicialmente, em um dos telejornais da emissora. Os pesquisadores do Vox Populi aplicaram os questionários, de acordo com os registros do Tribunal Superior Eleitoral, entre os dias 8 e 13 de maio.

1Candidatura

A colunista Mônica Bergano, da Folha de São Paulo, informou que o governador Iberê Ferreira de Souza participará do lançamento da candidatura do empresário Paulo Skaf ao governo de São Paulo, na próxima sexta-feira. Os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Wilson Martins (Piauí) e Cid Gomes (Ceará) também vão ao lançamento.

Programa

Coordenador do programa de governo de José Serra (PSDB), pré-candidato a presidente da República, Francisco Graziano esteve em Natal. Participou de uma reunião, para receber colaborações ao programa, com os professores João Abner e Rinaldo Barros, o deputado Rogério Marinho e o arquiteto Francisco Soares Junior (secretário de Turismo de Natal).

Conselho político

Depois de participar do seminário Motores do Desenvolvimento do RN, no auditório da Fiern, em Natal, o deputado Henrique Eduardo Alves embarcou para Brasília, onde participou ontem à noite, da reunião do Conselho Político da pré-campanha de Dilma Rousseff. O deputado representa o PMDB na reunião, designado pelo presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, que sendo o indicado pela legenda para compor a chapa como candidato a vice-presidente, considerou mais apropriado não participar do Conselho Político.

Vice de Marina

A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, confirmou no fim de semana como seu vice o empresário Guilherme Leal (na foto, à direita), controlador da empresa Natura e dono de uma fortuna estimada em R$ 2,1 bilhões. O anúncio foi feito durante evento organizado pelo PV numa casa de shows em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para oficializar a pré-candidatura da senadora à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim de semana. Leal foi apresentado como um ilustre filiado e militante do PV. Segundo Marina, o empresário está totalmente integrado ao “projeto de Brasil” que ela e o partido querem para o século XXI.

Contra a homofobia

Como preside a comissão de defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Gesane Marinho (PMN) vai representar a Casa na câmara técnica de coordenação da elaboração do programa estadual “RN sem Homofobia”. A Câmara é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). No prazo de noventa dias, o fórum deve apresentar, para apreciação do secretário Leonardo Arruda, um anteprojeto de lei contendo a proposta preliminar para o programa.
Governo encomenda uma nova logomarca
O governo do Estado já encomendou uma nova logomarca à agência Base Propaganda, do publicitário Alexandre Macêdo, segundo informou ontem a secretária de Comunicação, Juliana Celli. Após receber recomendação do Ministério Público Estadual para excluir a marca, na qual consta o desenho do mapa do Rio Grande do Norte preenchido com a letra “i”, a marca oficial será substituída nos próximos dias. O procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, amparado em laudo pericial da professora de Semiótica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Taciana Lima de Burgos, considerou que a logomarca “contém elementos que fazem referência ao nome do governador (Iberê Ferreira)”, por isso, a recomendação.

Juliana Celli lembrou que embora o preço de tabela para criação de logomarcas seja de R$ 3.684,76, a estampada no site oficial desde que o governador Iberê Ferreira assumiu o Executivo, não gerou custos ao erário. “A agência não cobrou pelo trabalho”, assegurou. Ela disse também que não houve necessidade de recolher material que continha a logomarca, uma vez que não se confeccionou qualquer publicação impressa com essa peça.

A suspeita de ilegalidade sobre a logomarca do governo Iberê Ferreira não está sendo investigada apenas pelo Ministério Público Estadual. No Ministério Público Eleitoral, também há um inquérito para investigar a peça publicitária.
Compartilhe comentarenviar por e-mailreportar errosSeu Nome: Seu E-mail: Comentário: 600 caracteres Seu Nome: Preencha com um nome válido! Seu E-mail: Enviar para: separar os emails por vírgulas Comentário: 600 caracteres
Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.Seu Nome: Seu E-mail: Correção: 400 caracteres +lidas+comentadasplantão13/05Estudante vai parar na DP por reclamar de fila 13/05MP aponta que logomarca faz promoção pessoal 13/05Menino sobrevive à queda de avião; 103 morreram 13/05Mulher mata homem com golpes de tesoura no Centro de Natal 13/05Mulher que sofre de quatro doenças distintas terá tratamento gratuito 13/05Vítimas reconhecem homem acusado de estupros em Extremoz 13/05Comitê organizador da Copa critica Dunga por barrar Ronaldinho Gaúcho 13/05Comerciante é preso em Canguaretama por exploração sexual 13/05Estudante vai parar na DP por reclamar de fila 13/05Correios: atrasos são frequentes 13/05MP aponta que logomarca faz promoção pessoal 13/05Mais duas maternidades farão partos de baixo risco 13/05Comitê organizador da Copa critica Dunga por barrar Ronaldinho Gaúcho 13/05Ministra promete regras para licenças ambientais 13/05A menina que queria jogar futebol 13/05Mulher que sofre de quatro doenças distintas terá tratamento gratuito
00:00Feijoada e Samba na ACRN 00:00Tribunal Zen embala a Curva 00:00Uma senhora empadinha 00:00Garden Bistrô vai do chá à festa 00:00Noite de rock e frevo no Castelo 00:00Bolos que dão vontade de casar 00:00Forró do Candeeiro agita Macaíba 00:00Diogo Guanabara toca em Petrópolis
› + notícias Publicidade
Agora, o leitor pode enviar vídeos, imagens ou matérias e vê-los publicados em uma editoria exclusiva do portal: o VC notícia.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Duodécimo: Câmaras do RN ganham liminar
As Câmaras Municipais do RN estão em um forte movimento em relação à perda do Duodécimo, que representa um perda irreparável para o movimento legislativo do país, principalmente para os municípios do estado, que tem o valor relativamente baixo.
Essas perdas estão deixando algumas Câmaras impossibilitadas de contas de água e de energia. Diante desse quadro, a Fecam - Federação das Câmaras Municipais do RN, vem mobilizando e orientando suas filiadas a entrarem com uma ação junto à justiça, exigindo aquilo que lhes é de direito. "Existe uma equipe de plantão hoje dentro da Fecam composta de advogados, procuradores, contadores e nosso pessoal da secretaria, motivando diariamente os presidente de Câmara para que entrem com esse tipo de ação. Com um detalhe: as ações que estão sendo empetradas, estão sendo resultados positivos", ressalta Washington Dantas Diretor Executivo da Fecam/RN.

As decisões favoráveis às Câmaras Municipais, provam que a justiça do estado entende que a harmonia dos poderes não pode ser quebrada de forma alguma, segundo a Constituição Federal.

Pré-Convenção do PV para lançar Marina no Rio Sampa, na baixada fluminense

A Baixada Fluminense simboliza as periferias das grandes cidades brasileiras: abandonadas, repletas de problemas sócio-ambientais, mas palpitantes de esperanças. O lugar apropriado para Marina.
*Por Alfredo Sirkis

A pré-campanha de Marina Silva entra numa fase de forte aceleração. Diversos fatos políticos acontecerem nas últimas três semanas, apontando para seu fortalecimento. Marina obteve 12% na última pesquisa Datafolha e, se levarmos em conta que, quando tudo começou, em outubro de 2009, ela tinha 3%, temos idéia do quanto cresceu, apesar da gritante desproporção de exposição e de recursos em comparação com as duas candidaturas concorrentes. Outros fatores serviram para alavancar seu crescimento:

1 - A saída de Ciro Gomes, conquanto prejudicial à riqueza do processo democrático, evidentemente favorece Marina.

2 – A grande repercussão de sua intervenção em Washington. O Fantástico divulgou a presença de Marina, seu discurso do Dia da Terra no Washington Mall e sua reunião com a chefe do EPA, Lisa Jackson, com um estratégico diálogo sobre a questão do clima, que a todos aflige.

2 – O primeiro debate entre os pré candidatos, em Belo Horizonte, conquanto amarrado por regras rígidas, que impediam uma discussão mais livre entre os mesmos, serviu para colocar Marina num patamar competitivo e ressaltar sua boa performance, apesar de estar fortemente gripada. Marina foi a mais aplaudida por uma platéia, onde não dispunha, ao contrário dos outros, de nenhuma claque.

A pré-campanha, até julho, é um momento importante, pois há uma situação um pouco menos desigual, e precisamos tirar proveito máximo dela. Na nossa análise estratégica, o momento é de entrar nas periferias das grandes cidades. Nesse sentido, fazer uma pré-convenção para lançar a pré candidatura de Marina, no Rio Sampa, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, é criar um vinculo poderoso, não só com essa região do Rio, como também, com a grande São Paulo, a grande Belo Horizonte, a grande Recife, dentre outras.

Marina tem uma poderosa mensagem para a população dessas periferias: sua vida e seu exemplo de superação. Isso é suficiente para diferenciá-la e estabelecer aquele forte vínculo de coração com a mulher pobre, cristã, da baixada, com o trabalhador que perde quatro horas por dia se deslocando ao trabalho, a partir de sua esquecida cidade dormitório, o jovem de classe média local, que se vê privado de equipamentos culturais ou de entretenimento saudável, dignos do nome.

Por outro lado, o Rio Sampa é também um traço de união entre as duas megalópoles brasileiras.

Estarão presentes, também lançando suas pré candidaturas pelo PV, Fernando Gabeira, pré candidato ao governo do Rio; Aspásia Camargo, ao Senado; e aguarda-se a possível oficialização de Guilherme Leal, como vice de Marina, dependendo apenas de seu OK final.

Vamos nos mobilizar todos: os verdes, os comitês Marina Silva, os cristãos pró-Marina, os admiradores de Marina, para estarmos todos no domingo 16/5, às 10 horas, no Rio Sampa. Rodovia Presidente Dutra 14 000 Nova Iguaçu, sentido São Paulo.

LINK PARA INSCRIÇÕES AO EVENTO
Prefeitura no interior inscreve até sábado para mais de 100 vagas

A prefeitura de Venha Ver, município localizado a 463 km da capital potiguar está com inscrições abertas para preenchimento de vagas. No certame estão sendo oferecidas mais de 100 oportunidades para nível médio e superior. O salário pode chegar a R$ 1.000.

O concurso está sendo organizado pela empresa Soluções – Métodos e Seleção de Pessoal LTDA, sob a coordenação e supervisão da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010.

A seleção para os cargos compreende as fases de provas objetivas para todos os cargos e e prova de títulos somente para os cargos de Professor. As inscrições serão realizada até o dia 15, pela internet, através do site
www.solucoesconcursos.com.br ou de forma presencial em Venha Ver, na sede da Prefeitura. O valor da taxa de inscrição varia entre R$25 a R$60, dependendo do cargo. Os salários variam entre R$ 510 e R$ 1.000.

Todas as provas serão aplicadas na cidade de Venha Ver, nos dias 19 e 20 de junho.

O Resultado final está previsto para sair no dia 07 de julho, através do Diário Oficial dos Municípios, na sede da Prefeitura Municipal de Venha Ver e no site da empresa Soluções Concursos, a partir das 10 horas.

Ás pessoas Portadoras de Necessidades Especiais é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público e a elas serão reservadas 5% das vagas oferecidas.

Mais informações podem ser obtidas no edital no concurso, disponível no site: http://www.solucoesconcursos.com.br/inscricoes/arquivos/Edital_VenhaVer_2010.pdf

Os cargos oferecidos no concurso:

ASG
VIGILANTE
ASD
AGENTE DE ENDEMIAS
ASB – AUXILIAR SERV. BUCAL
ELETRICISTA
FUNILEIRO
MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
MOTORISTA
FISCAL
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
OPERADOR DE MICRO
RECEPCIONISTA
AUXILIAR DE SECRETARIA
AUXILIAR DE BIBLIOTECA
RECREADOR
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
MEDICO CLINICO GERAL
MEDICO GINECOLOGISTA
DENTISTA
ENFERMEIRO
FARMACÊUTICO BIOQUIMICO
NUTRICIONISTA
ASSISTENTE SOCIAL
PSICOLOGO

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Governo procura solução jurídica
O secretário especial da Copa do Mundo de 2014, Fernando Fernandes, disse ontem que o governo está procurando uma via judicial para uma contratação de “urgência”, visando a implantação do Complexo Arena das Dunas e a demolição da creche Kátia Fagundes e da guarita do Centro Administrativo, além da realização de aterro e drenagem da área. A medida de emergência se dará com o fim de iniciar os trabalhos de construção da Arena das Dunas até o próximo dia 18, quando uma equipe da Fifa visitará a sede do Rio Grande do Norte. “De qualquer forma lançamos o edital de tomada de preços (publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 5). Estou aguardando um parecer”, assinalou.

Embora cinco empresas tenham comprado o edital, não houve apresentação de qualquer proposta, o que configurou a licitação deserta. Com o impasse instaurado, caso o governo dê andamento ao processo por meio da licitação comum, já publicada no DOE do dia 5, a abertura dos envelopes, marcada para o próximo dia 20, se dará após a vinda dos representantes da Fifa. “É isso que estamos querendo evitar”, assinalou Fernando Fernandes.

A definição do fundo garantidor, na última quarta-feira, foi anunciada durante reunião na Procuradoria Geral do Estado. Até a próxima segunda-feira, os gestores deverão apresentar a relação de bens para compor o fundo. A exigência é que os imóveis não sejam tombados e não abriguem serviços essenciais à população.

E o processo de demolição do Machadão sendo criticado de maneira contudente. Durante a sessão da última quarta-feira, o deputado estadual José Adécio (DEM) disse que dará entrada em uma Ação Popular junto ao Tribunal de Justiça para impedir o procedimento. Ele confirmou ainda que fará uma campanha pública contra a derrubada do Machadão. A assessoria jurídica do deputado está elaborando a peça para acionar o Executivo judicialmente.

“Faremos a campanha ‘Fica Machadão’. Será uma mobilização popular”, frisou o parlamentar, ressaltando que a intenção é movimentar as pessoas e trazer para o debate a derrubada do estádio natalense. Sobre a ação popular, o deputado esclareceu que o principal argumento apresentado será a tentativa do Poder Público destruir o patrimônio público, cultural e artístico da cidade. O deputado confirmou que está fazendo o levantamento do valor atual do estádio Machadão e do ginásio Machadinho.
Campanha em Natal

Pré-candidata pelo Partido Verde à presidência da República, a senadora e ex-ministra Marina Silva estará em Natal na próxima terça-feira. Ela vai receber o título de cidadã natalense e também ministrará palestra para empresários locais, numa reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas.

Pacto

Os prefeitos de Caicó, Ceará -Mirim, Currais Novos, Parnamirim, Macaíba, Mossoró, Natal, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros vão assinar nesta segunda-feira, com o secretário de Saúde, George Antunes, o Pacto pela Redução das Desigualdades. O “pacto é para assegurar prioridade “na atenção ao parto e à criança”. O governador Iberê Ferreira de Souza participa da solenidade.

Prioridade

Os quatro projetos relativos ao marco regulatório do pré-sal estão trancando a pauta de Plenário do Senado, tendo prioridade de votação sobre as demais matérias da agenda. Isso ocorre porque eles tramitam em regime de urgência. As outras matérias de caráter legislativo só poderão ser analisadas depois que esses projetos forem votados - a não ser que o governo retire a urgência.
Prefeito de Baraúna oficializa apoio a Garibaldi

O prefeito de Baraúna, Aldivon Simão do Nascimento, do PR, declarou oficialmente sábado (8) que vai apoiar o projeto de reeleição do senador Garibaldi Filho (PMDB).

A declaração foi dada durante um churrasco promovido na fazenda Cachoeira, na zona rural de Baraúna. Aldivon explicou que decidiu apoiar a reeleição de Garibaldi Filho porque desde que foi governador ele ajuda muito a cidade. E que, como senador, Garibaldi Filho "sempre está de portas abertas" para atender aos pleitos do município.

Durante a festa, o prefeito e outros políticos lembraram que foi Garibaldi Filho (quando governador) quem construiu uma subestação elétrica fundamental para que os produtores agrícolas continuassem atuando na região.

O senador agradeceu o apoio e disse ainda que ficava muito feliz por ter obtido o apoio de um prefeito que reconhecidamente está desenvolvendo um ótimo trabalho à frente do município. O encontro contou com a participação de seis vereadores da cidade: Adejano Bezerra, Rita Bezerra, Adalto Bezerra (Robertão), Neuza Mari da Silva, Flávio Matias e Divanize Oliveira. Quem também esteve presente foi o engenheiro Isoares Martins, atual secretário de finanças do município.
Charge do dia: Cortando as asinhas

Justificativas verbais à parte, todo mundo sabe que o presidente da Assembleia e pré-candidato a vice-governador, Robinson, não vai facilitar a vida do também pré-canditato adversário que, por sua vez, tá louco pra realizar obras que certamente serão mostradas na campanha. É a guerra.
"Eu dei um bofete nele", admite Renato Dantas sobre agressão a ex-sogro

O ex-vereador natalense Renato Dantas admitiu ter agredido o ex-sogro dele com um soco na noite deste domingo (9). Em entrevista ao radialista Sidney Silva, da rádio Caicó, Renato disse ter dado um "bofete" em Guilherme Costa Lima porque "ele quer ser mais pai do que eu".

"O que aconteceu foi uma atividade de um pai que queria os filhos e você sabe como são essas situações de que a gente quer ver o filho e infelizmente a polícia protege muito mais a mãe do que os pais. E eu não tenho vergonha de dizer que fui lá para ver os filhos porque são meus filhos e eu quero ter a presença sempre permanente", falou.

Questionado se chegou a agredir o ex-sogro, o ex-vereador confirmou: "Infelizmente o avô quer ser mais pai do que eu e a gente chegou ao ponto de luta corporal. Eu dei um bofete nele porque ele não merecia ser uma pessoa que pudesse ter o neto de uma maneira mais amena".

Renato Dantas foi levado para a delegacia de plantão da zona Sul, onde teve de pagar fiança para ser liberado. "Na delegacia eu dei outro bofete nele", falou.

Procurado pela reportagem do portal TN Online, Renato Dantas voltou a admitir o bofete. Mas justificou a agressão dizendo que o ex-sogro é um "cretino que quase me afastava dos filhos. É um viado velho e vou meter a mão no focinho dele de novo", disse.

Renato Dantas é pai de trigêmeos de 7 anos. Ele também agrediu verbalmente a ex-mulher, a quem chamou de "vagabunda".

"Ela me roubou uma vida inteira. Me levou mais de R$ 500 mil e eu vou recuperar esse dinheiro e meus filhos novamente", concluiu.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 4 de maio de 2010

Presidente da Câmara de Natal pode se afastar do cargo
Informações de bastidores apontam que o presidente da Câmara, vereador Dickson Nasser (PSB), estaria avaliando a possibilidade de se afastar do cargo. Alguns vereadores afirmam que a saída precoce do presidente da Casa se deve ao fato de o parlamentar está enfrentando problemas de saúde. Outros acreditam que o afastamento de Dickson está ligado às 65 exonerações publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) com o objetivo de adequar os gastos da Câmara à redução de 10% na transferência feita todos os meses pelo Executivo.
Ex-vereador potiguar perde controle de carro e capota no interior
O ex-vereador de São João do Sabugi, José Artur Feitosa, foi vítima de acidente automobilístico na manhã de hoje. De acordo com o jornalista F.Gomes em seu blog, José dirigia uma caminhonete D-20 de placas MYV-4048/Caicó quando perdeu o controle da direção e capotou.

O carro ficou a 300 metros da pista de rolamento. Apesar do susto e da gravidade do acidente, Feitosa sofreu apenas escoriações leves. Ele foi levado ao hospital, medicado e em seguida liberado.

O acidente ocorreu na rodovia que liga São João do Sabugi a Caicó.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Blog de FGomes
Charge do dia: É devagar, devagarinho...

Cobrança na Saúde

O secretário estadual de Saúde, George Antunes, reuniu coordenadores do órgão para pedir mais empenho. Ele disse aos auxiliares que a Secretaria enfrenta dificuldades porque os recursos orçamentários para a Saúde estão esgotados e não há mais possibilidade de remanejamento. George Antunes quer apoio para superar esses entraves. “Enquanto eu tiver sonho e a capacidade de me indignar, mereço sentar nesta cadeira”, disse aos auxiliares.

Atrasos da Copa

Não é só o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que está preocupado com a demora para o início das obras dos estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP), da subcomissão da Câmara que acompanha os preparativos para a Copa no Brasil, disse que muitos Estados nem sequer apresentaram pedidos oficiais de financiamentos. “Alguns Estados só agora, nesta semana, vão mandar a carta-consulta ao Ministério das Cidades para repassar à Caixa e pedir os créditos”, afirmou Sílvio Torres, em entrevista ao G1, o portal de notícias da Rede Globo.

Troca de farpas

Enquanto as obras para construção do estádio que vai sediar, em Natal, os jogos da Copa de 2014 não começam, o secretário Fernando Fernandes e o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Adalberto Pessoa, trocam farpas. Há quem atribua as críticas de Adalberto à mágoa por ter deixado o cargo de secretário estadual de Infraestrutura. Ele nega. Diz que as observações sobre atraso e outras dificuldades são técnicas. E lamenta que o governo divulgue a demolição de uma creche no Centro Administrativo como o início das obras do novo estádio que será erguido no local onde hoje está o Machadão.

Reação do secretário

Enquanto isso, o secretário especial da Copa, Fernando Fernandes, disse que estranhou a presença de Adalberto Pessoa na Assembleia Legislativa, ao lado do deputado Getúlio Rego, exatamente no dia da votação do projeto que autorizou um empréstimo de R$ 77 milhões para as obras de mobilidade urbana em Natal. Esses projetos de mobilidade integram o planejamento para Copa do Mundo. O detalhe é que Getúlio Rego tem feito discursos no qual critica a atuação do governo nos preparativos para a Copa. “Parece que Adalberto Pessoa virou assessor de Getúlio”, disse Fernando Fernandes.

Nova auxiliar

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, empossou ontem a nova secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Ana Elisabeth Thé.

Trabalho doméstico

Ao analisar as propostas que beneficiam o trabalhador doméstico, aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, um editorial do Estado de São Paulo destacou um projeto de iniciativa do senador Garibaldi Filho. “O projeto de autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) concede anistia de contribuições previdenciárias antigas ao patrão que se dispuser a assinar a carteira da empregada ou empregado informal”, informou o editorial.

Encontro regional

O Partido da República, que é presidido pelo deputado João Maia, fará mais um encontro regional no próximo sábado. Desta vez, a reunião será em Mossoró. Nesse encontro, João Maia vai discutir a formação de aliança para a disputa das eleições e o nome que o PR deverá apoiar para o 2º voto no Senado.

Pré-campanha

Depois de uma extensa programação ao longo da manhã em Natal, o deputado Henrique Eduardo Alves viajou para Brasília, onde, no início da noite, participou da reunião do Conselho Político da pré-campanha de Dilma Rousseff. Durante a reunião, João Santana, que coordena o marketing da candidata, fez uma explanação sobre as perspectivas para a eleição deste ano.

Coordenação do programa

O jornalista e pré-candidato a senador, Sávio Hackradt, assumiu a coordenação do programa de governo do pré-candidato do PDT a governador, Carlos Eduardo. Em maio, a coligação vai promover uma série de seminários em cada região do Estado para discutir as propostas que podem ser incluídas nesse programa de governo.
PMDB reúne prefeitos para discutir rumos do partido nas eleições


Os dois principais líderes do PMDB no RN reuniram os prefeitos da legenda para discutir os rumos do partido nas eleições deste ano. Eles oficializaram que não devem apoiar o mesmo candidato ao governo e que os peemedebistas têm como prioridade a reeleiçao do senador Garibaldi Filho. Na ocasião, o deputado federal Henrique Eduardo Alves e o senador confirmaram aos 32 prefeitos presentes no encontro que caminharão no apoio de candidaturas diferentes na disputa pelo governo do Estado.

Henrique afirma que prioridade é reeleição de Garibaldi FilhoO deputado Henrique Eduardo estará no palanque do governador Iberê Ferreira (PSB), já Garibaldi Filho defenderá a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). “Explicamos aos prefeitos essa situação e que evitaremos reduzir ao máximo o constrangimento de estarmos em palanques adversários nos municípios”, comentou Henrique Eduardo.

O líder peemedebista ressaltou que a prioridade do partido e a orientação para os prefeitos é a eleição de Garibaldi Filho. “O que fizemos hoje (ontem) foi uma explicação aos prefeitos do PMDB. Há realidades municipais que se impõem e caberá a cada um (dos prefeitos) decidir pelo apoio”, frisou o presidente estadual do PMDB.

O senador Garibaldi Filho, candidato à reeleição, admitiu que havia uma expectativa quanto à reação dos prefeitos para a coligação formada entre PMDB, PR e PV. “A maior expectativa era o que eles poderiam dizer da coligação feita com o PR e PV. Mas a situação está tranquila, quanto a coligação não houve postulação, reclamação”, disse o senador.

Sobre a escolha do candidato a suplente, Garibaldi Filho disse que ainda não há definição. O nome deve ser indicado pelo PV, partido presidido pela prefeita Micarla de Sousa, mas ela ainda não oficializou o pleito.

A tendência é que Micarla de Sousa indique para suplente ao Senado de Garibaldi Filho a irmã dela, a empresária Rosy de Sousa.

Assessoria

Durante o encontro da cúpula do PMDB com os prefeitos ficou acertada a criação de uma assessoria especial para os prefeitos. A legenda também criará um conselho político para manter aberto o debate acerca das eleições 2010 dentro da legenda.

Também participaram da reunião os deputados estaduais Walter Alves e Poti Júnior; e o diretor do Dnocs, Elias Fernandes.